5ª Atividade a Distância / 8 horas

-Proposta de planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem;

- Enviar pelo e-mail do grupo.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

1ª Atividade a Distância /8 horas

LEITURA DO TEXTO: O cursista ao ler o texto deve direcionar o olhar para o argumento de Spinelli e refletir sobre outras situações de aprendizagem vivenciadas, que tenham sido favorável ao aluno ascender e atingir o cume da pirâmide.

30 comentários:

Anônimo disse...

Texto: Os objetos Virtuais de Aprendizagem.
O texto enfatiza a idéia de que os obtivos do educador e da escola devem ser os últimos degraus da Pirâmide Educacional; o CONHECIMENTO é obtido através da compreensão das informações que chegam aos alunos e é a INTELIGÊNCIA que possibilita a criação à partir do conhecimento internalizado. Considerando ainda o avanço tecnológico e o acesso que nossos alunos tem à Rede Mundial de Computadores, cabe a nós, educadores, utilizarmos essa fonte de informações em nossa prática pedagógica, principalmente através do domínio dos Objetos Virtuais de Aprendizagem, facilitando o alcance do topo da Pirâmide Educacional atráves de um método que faça parte do dia a dia de nossos alunos. Silvia (aluna das 3as feira, frequentando
as 4a feiras)

22 de Julho de 2008 16:11

Anônimo disse...

A Pirâmide Informacional apresenta claramente a compreensão do conhecimento em nossos dias. O alunos utilizam muito a informática, para pesquisa, bate papos, têm acesso a muitos dados (fatos, imagens, sons) que muitas vezes não são úteis na sua formação, precisando de um agente transformador que oriente-os a coletar os dados de forma a se tornarem aplicáveis a determinado fim, ou seja que tenham significado. Podemos dizer que Informação = dados + significado. Já o Conhecimento = informação internalizada + capacidade para utilizar a informação, enquanto que a Inteligência = o conhecimento sintetizado e relevante que permite projetar.
O recurso digital é muito importante, na medida em que ele é usado como objeto de aprendizagem, que leva o aluno a construir seu conhecimento de forma significativa, principalmente se for utilizado de forma interdisciplinar. Infelizmente, minha experiência profissional neste aspecto é nula, e por isso fiz tanta questão de participar do curso. Espero adquirir competência para introduzir este objeto de aprendizagem em minhas aulas, como espero também, que a escola nos dê condições para tanto, tendo em vista que há dois anos a internet não funciona.

20 de Julho de 2008 09:11

Anônimo disse...

Os objetos virtuais de aprendizagem: Ação, criação e conhecimento

Autor Walter Spinelli


O texto de Spinelli nos tras informações valiosas sobre como sistematizar a aprendizagem do aluno. Como o professor expor qualquer matéria para que o aluno possa compreender de forma mais clara.
Para que isso aconteça, precizamos de qualidade nas escolas, apesar de estarmos na era da tecnologia, nossos alunos,a grande maioria não tem acesso a internet faz com que nosso trabalho não progrida.
para que nossos alunos atinga o cume da pirâmide de "Machado" é necessário que nosso aluno tenha mas conhecimento a informatização.
Espero que essa ferramenta de aprendizagem facilite a vida do professor e que ele possa transmitir de forma mais simples o seu conteúdo para o aluno.

Anônimo disse...

Segundo, Walter Spinelli, no texto: "Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento" diz que um objeto ... pode contribuir para uma situação favorável do aluno em alcançar o topo da pirâmide informacional, criada por Machado. Este argumento de Spinelli procura apresentar seu ponto de vista sobre como entender determinados termos que envolvem as concepções do conhecimento, hoje. Com diz, Spinelli, no texto: "Partindo da leitura dos dados, geramos informações; da informação, analisando-as, criticando-as, relacionando-as, construímos conhecimento; é preciso administrá-los no sentido de aceitar novos desafios; é preciso buscar dados, gerar informações e criar conhecimentos numa direção anteriormente determinada; é preciso projetar. Essa tarefa está resguardada ao último patamar da pirâmide, o mais elevado, o da inteligência". Devemos ter sempre como objetivo a alcançar em qualquer atividade educacional o topo da pirâmide informacional, ou seja, a inteligência. Teremos que olhar, também, do cume para a base da pirâmide, onde os dados são observados à luz dos projetos. Para a construção do conhecimento é importante que se construa um leque de significados do conceito com base na seleção de "contextos significativos" para o desenvolvimento de determinado bloco de conteúdos, usando a tecnologia na composição dos objetos virtuais de aprendizagem. Diante do exposto vemos que o aluno através do uso de um objeto virtual de aprendizagem interage com o programa, mediante feedback. Portanto, segundo o autor - "O uso inteligente dos instrumentos de tecnologia, como a produção de objetos virtuais de aprendizagem, amplia o campo de possibilidade para o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos".

22 de Julho de 2008 09:36

Anônimo disse...

O texto:"Os objetos virtuais de aprendizagem: Ação, Criação e Conhecimento",(de Walter Spinelli), nos leva a refletir sobre a prática docente(Professor e Instituição Escolar) e ao mesmo tempo procurar adotar uma postura coerente(com a nossa realidade)que permita a concretização efetiva dos seus objetivos (conhecimento) no decorrer do processo de ensino (coletivo) e aprendizagem(individual), fazendo uso dos objetos virtuais de aprendizagem, proporcionando a estimulaçao da criatividade e a imaginaçao do estudante (ser crítico) a partir de um trabalho pedagógico(projeto) que englobe a inter, a trans e a multidisciplinaridade. Portanto, o objeto virtual de aprendizagem pode e deve favorecer a concretização da aprendizagem discente, dependendo da forma como é explorada a contextualização e a funcionalidade do conteúdo trabalhado. Fazendo-se assim, necessário incluir os estudantes no mundo tecnológico....

20 de Julho de 2008 18:52

Anônimo disse...

Adriano Barboza de Souza disse...
Com o advento das diversas formas de meios de comunicação, a tecnologia avança cada vez mais e as formas de comunicação também. Hoje é bem mais acessível fazer uma pesquisa sobre determinado assunto, pois com essa rede mundial de computadores, através as internet a pesquisa fica mais fácil e rápida.
O professor que sistematiza as atividades desenvolvidas com o seu aluno, auxiliando os mesmos na aprendizagem, tem uma gama de variedade de situações aprendizagem. Os nossos alunos hoje estão munidos de uma quantidade maior de informações, com isso o desenvolvimento das atividades educativas fica mais completo; porem nem sempre o acesso as informações garante base mais sólida para a construção do conhecimento.
A Pirâmide Informacional de Machado é uma idéia que deve ser adotada com o sentido de melhor trabalhar a informação com professor e aluno, fazendo com que os nossos alunos sejam estimulados na leitura e interpretação de dados ate saber criticá-los.
A realização de projetos na escola deve ser prioridade, com isso o olhar se volta do topo(projetos) para a base (dados) da pirâmide. É preciso fazer com que os nossos alunos aprendam a criticar com o intuito de dar possibilidade de construírem seus próprios saberes.
A tecnologia é uma grande ferramenta para a construção do saber do ser humano. Com o surgimento do computador e internet você consegue obter uma variedade considerável de informações sobre qualquer assunto, isso torna a pesquisa mais completa.Vale salientar que existe vantagens e desvantagens a respeito desse veiculo de informação.
Uma vantagem imediata seria a facilidade e agilidade da pesquisa e uma das desvantagens é o usuário não se dar o trabalho de pensar, criar e construir saberes próprios.
Em um contexto geral, um objeto virtual de aprendizagem é um recurso importante e deve ser utilizado, mas a maneira de como utilizá-lo tem que ser trabalhada para que o aluno desenvolva a capacidade de imaginação e criatividade, ou seja, o mesmo (aluno) deve pensar, criar e produzir.
O sucesso para a realização da atividade de pende de quem o idealiza e de quem ira realizar; os devem trabalhar juntos (professor e aluno) para que os resultados alcançados seja o esperado.
Usar estratégias de trabalho que favoreçam a criatividade por parte dos nossos alunos sempre será valido para a formação do saber.

22 de Julho de 2008 23:15

Anônimo disse...

O texto permite que o educador faça uma reflexão sobre sua metodologia,pois ele mostra como é possível dinamizar as aulas com o uso do computador,vito que a informática pode ser utilizada de forma positiva onde auxilia na aprendizagem de algum conceito e, também estimula o desenvolvimento de capacidades pessoais, como a imaginação e a criatividade.
Segundo Spinelli é possível visualizar uma maneira de mobilizar a maior gama possível de estratégias mentais, de ascender na pirâmide informacional para atingir seu cume;buscar uma nova situação de aprendizagem que,reconhecendo por um lado a limitação do computador sob o ponto de vista cognitivo,transfira para o aluno a tarefa de imaginar, criar e, construir saberes.

Anônimo disse...

O texto estudadodo autor Walter Spinelli explicita de forma simples a importância do uso do recurso tecnológico na escola como instrumento facilitador da aprendizagem, o seu bom uso permite a ampliação dos conhecimentos dos educandos. O autor ainda ressalta que o acesso a a informação não significa a apropriação de conhecimento, necessário se faz sistematizar as informações para que os conceitos sejam compreendidos, para isso deve - se levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, oferecer dados que amplie, e enriqueça essas informações.

O objeto virtual não é o único meio para obtenção da aprendizagem, mas um dos veículos que auxilia na aprendizagem, capaz de promover uma aprendizagem eficaz, desde que as metas a serem alcançadas sejam bem definidas e planejadas.

Anônimo disse...

O texto é bastante interessante quando Spinelli relata que professor e instituição escolar deve ter como objetivo alcançar o patamar superior da pirâmide informacional,a inteligência .Então se faz necessário que busque no aluno a capacidade de questionar, ler e interpretar, organizar, elaborar e criticar as diversas situações ocorridas no contexto educacional para que possa de forma criativa concretizar sua aprendizagem.
O professor portanto deve explorar as diversas situações de aprendizagem utilizando-se do acesso a dados, buscando informações através de elementos de comunicação, mesmo que sirva apenas de ponto de partida.
È quando os objetos virtuais de aprendizagem assumem sua importância, pois com o crescimento dos recursos tecnológico a facilidade com que se realiza determinadas tarefas é bem maior em relação a outros meios.
Através da tecnologia, o professor deve estimular a criatividade e imaginação do aluno, fazendo-o compreender que é capaz de desenvolver diversos trabalhos relacionados ao seu cotidiano.
No entanto conhecer e usar os recursos tecnologicos deve fazer parte de nossa pratica docente, já que a sociedade urge em busca de inovação e exige de nós criatividade e imaginação, a fim de que possamos ter como fruto, uma melhoria no processo de ensino aprendizagem.

23 de Julho de 2008 08:33

Anônimo disse...

Na escola nos deparamos com várias situações que podem ser utilizadas para promover a aprendizagem, dentre elas considero bastante relevante as "aulas de campo".Nessas situações o aluno pode adquirir conhecimentos e informações sobre os conteúdos vivenciando a própria realidade e estabelecendo informações anteriormente obtidas a fim de alcançar um patamar superior da pirâmide mencionado pelo autor do texto. Na escola em que trabalho realizamos o projeto dengue, essa situação de aprendizagem nos rendeu bons resultados. Resumidamente a mesma realizou-se da seguinte maneira: inicialmente os alunos realizaram uma pesquisa sobre todas as informações sobre a dengue em diversas fontes, em seguida os professores as analisaram, comentaram e discutiram, a parti deste momento realizou-se a produção de material para esclarecimento da população,após a realização dos trabalhos os alunos acompanhados pelos professores sairam casa a casa prestando informações, entregando o material confeccionado e recolhendo latas, garrafas e etc que encontravam no caminho. Essa situação de aprendizagem foi realizada no ensino fundamental II, porém achei importante relata-la pelo fato da mesma ter envolvido os alunos na compreensão de uma temática da própria realidade deles, além de ter envolvido os conteudos de várias disciplinas e ao meu ver ter estimulado a compreensão e a construção do conhecimento.
23 de Julho de 2008 08:23

Anônimo disse...

Francisco de Assis Muniz

O texto de Spinlli traz toda importância do educador prestar mais atenção aos conhecimentos trazidos pelos alunos da sua vida fora escolar.
Mostra as diversas maneiras da utilização da tecnologia na sala de aula levando o educador e o aluno a uma integração bem maior e mais sólida.Juntando tecnologia e vivência pode-se desenvolver um trabalho bem mais proveitoso.Spinelli mostra que o conceito de escola apenas transmissora de conhecimento esta ultrapassada e sua integração com a sociedade é de fundamental importância, principalmente para acompanhar o desenvolvimento do aluno no seu ambiente familiar e social.
Outra importância trazida pelo texto é no tocante a interligação entre as disciplinas o que torna o aprendizado mais objetivo e mais prazeroso.A utilização da tecnologia e objetos virtuais estimula o raciocínio e a criatividade, fazendo uma grande diferença no modo de aprender.
22 de Julho de 2008 08:10

Anônimo disse...

Spinelli destaca que diante as inúmeras fontes de informação (internet, rádio, jornais, revista e Tv) o alunado já é detentor de conhecimento prévios do mundo. Entretanto, apesar dessa grande quantidade de informações que se têm facilmente, elas não garantem base sólida para a construção do conhecimento crítico e motivador. Em função dessa nova face, a escola tem que acompanhar essas mudanças de forma a utilizar essas fontes, como ferramentas para construção de aprendizagem relevante, tendo por base as informações pré-existentes como objeto instigador na busca pelo aprofundamento do conhecimento de forma interdisciplinar.
Os objetos virtuais de aprendizagem é um recurso digital que auxilia, estimula e desenvolve as capacidades pessoais. Esses objetos devem ser utilizados para favorecer o exercício da criatividade e da construção seqüenciada de uma informação que será útil na vida dos alunos.

21 de Julho de 2008 23:01

Anônimo disse...

O texto de Walter Spinelli mostra que os alunos quando chegam à escola trazem um número considerável de informações e cabe à escola intervir possibilitando à análise, a organização, a crítica para que eles possam construir conhecimento.
Outro dado muito importante é em relação ao tema próprio de cada disciplina, pois não se resume apenas a ela, acaba extrapolando e se ramificando em outras disciplinas.
E o ponto máximo é quando o autor explica que a construção do conhecimento se dá quando há reflexão por trás da atividade intelectual, quando os alunos são levados a imaginar e criar enredos, contextos e projetos, isto é desenvolve sua capacidade criativa utilizando ou não a tecnologia.
23 de Julho de 2008 09:15

Anônimo disse...

Janaina Carla Cunha de Lima Silva disse...

O recurso didático proporcionado pelo projeto RIVED é uma ferramenta mediadora do professor que oferece melhorias significativas a aprendizagem do aluno, pois explorando os objetos de aprendizagem, estimula-se mutuamente alunos no que tange o aprender e ao professor por oferecer de uma maneira dinâmica e lúdica um guia, com melhores condições de visualização, explicação, questionamentos e qualidade de respostas. Objeto de aprendizagem de biologia "Preciso de Oxigênio" exemplifica isto, quando ao estudar o componente oxigênio pode-se abordar varios conteúdos do cotidiano e suas aplicações, oferecendo aos alunos suporte para uma melhor compreensão sobre a axplicação do professor e propondo questionamentos coletivos importantes para toda sala de aula de maneira mais objetiva e instigadora.
9 de Julho de 2008 15:46

Anônimo disse...

Spinelli mostra a importância das considerações das informações prévias que os alunos possuem nas situações de aprendizagem na escola. Apresenta com destreza a influência das informações do senso comum e vinculada pelos diversos meios tecnológicos que estão disponibilizados atualmente. Demonstra que informação não significa conhecimento, pois este último atributo requer uma posição crítica em relação a diversos aspectos do ouvinte.
A categorização em pirâmide apresentada no texto resume bem a gradação entre informação e os processamentos cognitivos mais elaborados, além das mudanças atitudinais e de valores que se tornam possíveis quando o indivíduo é orientado, estimulado e capacitado a desenvolvê-los.
A escola não deve atuar como apenas na transmissão de informações, e sim, no patamar da compreensão e análise de teorias para que após esse processo estimule uma postura crítica e leve o aluno a conseguir abstrair e projetar novos desafios.
Para permitir e facilitar as etapas que levam ao conhecimento citadas acima, além dos recursos didáticos mais comuns, aparece no cenário os objetos virtuais de aprendizagem que se mostram como uma alternativa que desperta a curiosidade, respeita as informações prévias dos alunos, permite a interação e apresenta questionamentos que levam a projeção de novas questões.
Particularmente, gostei bastante do texto de Spinelli e acredito que esses novos objetos serão uma ótima ferramenta para as escolas.

Anônimo disse...

OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: AÇÃO, CRIAÇÃO E CONHECIMENTO

Constata-se que mediante as mudanças sócio-político-cultural-econômico mundiais o perfil dos indivíduos que chegam à escola foi modificado, justamente por que o acesso às informações está facilitado e diversificado, proporcionando um desenvolvimento intelectual mais aguçado, uma vez que as discussões e a reprodução deste conhecimento dispõe muitos questionamentos. Salienta-se também que, muitas destas informações estão isentas de análise e significados à conceitualização cognitiva do sujeito.
A Pirâmide Informacional é uma estratégia oportuna para esclarecer os níveis e aspectos necessários ao desenvolvimento da inteligência, e por fim do conhecimento.
As novas tecnologias, com destaque ao computador e seu uso em sala de aula facilitando o desenvolvimento do conhecimento, são instrumentos potencializadores para a aprendizagem, uma vez que a interatividade e a dinâmica proposta por este meio disponibiliza uma rede gigantesca de conceitos, sendo possível a a construção do saber de maneira mais eficaz e contextualizada, pois o aluno pode realizar as análises, construir suas hipóteses e assim obter o conhecimento com participação ativa.

Anônimo disse...

Laércio Filho said...
o texto Spinelli agente ler o que sente na escola.O aluno chega cheio de conhecimentos mas,não raro,não consegue assimilar toda essa gama de dados.É aí que nós professores temos que atinar para o quanto precisamos no mínimo saber o básico do que a tecnologia pode nos proporcinar e assim juntar o nosso conhecimento acadêmico com os dados tecnológicos trazidos por eles.

6 de Agosto de 2008 04:54

Anônimo disse...

O texto:"Os Objetos Virtuais de Aprendizagem: Ação, Criação e Conhecimento" de Spinelli, retrata a necessidade de uma mudança na postura da escola quanto ao tratamento dado aos alunos, no tocante a construção do conhecimento.Uma vez que os mesmos chegam a escola munido de uma quantidade de informação maior do que vinham em outros tempos. A responsabilidade da escola agora é, sistematizar, depurar tais informações segundo critérios de relevância para que o aluno atinja o cume do patamar da pirâmide informacional.
Atualmente novas situações de aprendizagem nos tem sido concebidas por meio do crescimento dos recursos tecnológicos. Hoje é possível o aluno imaginar, criar e construir saberes mais significativos através de um objeto virtual, mediante a interação que há no momento em que ele está navegando.
O autor finaliza o texto mostrando que o uso inteligente dos objetos virtuais de aprendizagem, ampliam as possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa do estudante.
Diante da leitura que realizei, concluo que na prática de sala de aula, ainda falta muito para que o aluno chegue ao cume da pirâmide informacional.

Anônimo disse...

O texto escrito escrito por Walter Spinelli "Os objetivos Virtuais de Aprendizagem: ação, criação e conhecimento". Fazendo uma relação do aluno com a pirâmide informacional que apresenta a realidade do conhecimento.
A baase a parte maior da pirâmide, estão os dados, onde fica toda vivência da criança antes de frequentar a escola, mas não consegue entender o significado da família.
A partir dos dados vem as informações,através dos meios de comunicação, ficam expostos a todo o tipo de informação e para a construção do conhecimento é importante analisar, avaliar e processar as informações para chegar ao último degrau o da inteligencia que amplia o campo de possibilidades para o desenvolvimento da capacidade criativa do aluno.

Anônimo disse...

Refletindo e analisando o texto: Os objetos virtuais de aprendizagem: ação, criação e conhecimento. É verdade que os alunos de hoje chegam à escola com muito mais informações que há anos atrás, mas o acesso a essas informações não significa a construção do conhecimento. O desafio segundo Machado (2002) que utiliza a imagem da pirâmide informacional para apresentar suas idéias sobre como compreender alguns termos que rodeiam atualmente as concepções do conhecimento. A meta principal tanto do professor como da instituição escolar é alcançar o patamar superior da pirâmide informacional estimulando os alunos na leitura e interpretação de dados como objetivo principal, convidando-os a analisar, organizar, relacionar e criticar esses dados, transformado-os em informações, compreender e relacionar essas informações para a construção do conhecimento. O aluno deve atingir o patamar elevado da pirâmide (a inteligência) através da capacidade de projetar os dados que estão La na base da pirâmide.
É preciso refletir e analisar os temas do cotidiano, possibilitando aos alunos a construção dos seus saberes próprios, onde os mesmos devem utilizar os objetos virtuais de aprendizagem para a concretização dos seus projetos individuais e coletivos, desenvolvendo e estimulando a capacidade pessoal de cada um.

Anônimo disse...

TEXTO DE SPINELLI
O texto de Spinelli é bem esclarecedor e coloca os OBJETOS DE APRENDIZAGEM como um auxílio ao docente e ressalta a importância de que é preciso que o professor aproxime os “conhecimentos” ao “dia-a-dia” do aluno. No contexto da escola que eu ensino já fiz uso de alguns objetos de aprendizagem. Numa feira de cultura do ano de 2007 a escola aceitou uma proposta minha para fazermos uma abordagem de assuntos da problemática social do município de Lajes e realizarmos atividades que envolvessem todos os alunos da escola de forma interdisciplinarisada. Então eu, Prof. de Química me associei com profs de Biologia, Educação Física e Português e montamos peças que seriam apresentadas nos bairros falando sobre prostituição e aborto. O resultado foi incrível tanto para os alunos - que se envolveram totalmente e apresentaram seminários sobre assuntos relacionados, como: drogas, precariedade na educação, pobreza, falta de geração de empregos e etc – , a escola que experimentou uma nova abordagem social e para a população dos bairros que receberam a escola em suas quadras e prestigiaram grandemente o evento. Também faço uso de experimentos laboratoriais em sala de aula e algumas que envolvem a vida deles, por exemplo: quando estou ensinando sobre Propriedades Coligativas peço aos alunos que coloquem dois copos de alumínio no freezer e um contendo somente água e outro colocando água e uma colher de sopa de sal, então a cada hora eles observem como ocorre o congelamento dos copos e façam anotações, a cada hora, e façam sua conclusões. È surpreendente que eles depois experimentam com outros tipos de soluções, feitas em casa mesmo, e como eles exploram esse conhecimento, colocando colher de alumínio dentro do copo e por aí eles seguem, cada ano tem um grupo com algo novo.

Anônimo disse...

OS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:
AÇAO CRIAÇAO E CONHECIMENTO


Analisando o texto em destaque observa-se que, é cada vez mais necessária a utilização de métodos que sirvam de parâmetros para uma melhor compreensão e aprendizagem dos educando de uma forma geral, no entanto para isto acontecer é de suma importância à dedicação e o envolvimento dos educadores no sentido de melhorar e aprimorar a cada dia, os métodos e a forma mais eficaz de repassar ou transmitir estes conhecimentos e informações aos seus alunos.
Na atualidade, o desafio de todos nós, que tomamos a decisão de se envolver de alguma forma, com as funções ligadas ao magistério, seja por vocação ou conseqüências naturais de oportunidade que a vida nos oferece, temos um desafio muito grande para mudarmos esta realidade a qual se encontra a educação Brasileira, e neste momento a gama de informações, a disposição nos meios de comunicação em geral, se fizermos uma filtragem, de toda informação que nos chega, separando de forma seletiva aquilo que nos é benéfico e que interessa para transmitirmos aos nossos educando, mostrando e orientando os mesmos a também buscarem estas informações principalmente através da internet, que é um meio muito bom para a busca da informação atualizada.
Com os avanços tecnológicos, principalmente o uso do computador e a internet, os recursos de aprendizagem podem ser aprimorados e se tornarem mais eficaz em prol do aluno que este o principal desafio do sistema educacional, buscar melhoria para a pratica do ensino/aprendizagem, e neste contexto estão incluídos os objetos virtuais de aprendizagem, ligados evidentemente a cada disciplina.

6 de Agosto de 2008 04:55

Anônimo disse...

Carlos Antonio Viana do Nascimento – Matemática/Macau. RN

Comentário sobre o texto “Os objetos virtuais de aprendizagem”



Sabemos que o aprendizado é resultado de esforços, organizações, aplicabilidades e outros fatores correlatos. Todos esses fatores relacionados, se acontecer de ambas as partes professor e alunos, geram resultados satisfatórios, só que nos nossos dias atuais tem que partir do professor a proposta de inovação, de mudanças e essas mudanças requerem muito trabalho, muitas pesquisas se você quiser ver resultados profissionais didáticos-pedagódicos.
Os recursos na atualidade são inúmeros, desde o mais simples, ao mais avançado, como é o caso do computador interligado a rede internacional (Internet). Infelizmente, para que seja aplicado alguns desses recursos, ainda deixa muito a desejar na educação do nosso país. Quando em algumas escolas não tem nem mesmo o computador e outro item muito triste é que também é encontrada muita resistência de profissionais da área, à mudança, pois boa parte é completamente leiga quando se fala de tecnologia.
Mas mesmo com toda essa realidade, existem já iniciativas e uma delas é esse curso o qual estamos fazendo sobre os ambientes virtuais de aprendizagem. Tenho certeza que o trabalho sendo executado com intenções realmente pedagógica, torna a prática docente e discente agradável e nesse sentido, acontecerá o feedback, ou seja, haverá um aprendizado dinâmico, produtivo e significativo, saindo da mesmice.
No entanto, com o uso do computador, de mídias e da Internet, à qual estão conectados milhões de pessoas em todo o planeta, e é justamente com a internet, que o computador deixa de ser um acessório, e se transforma numa ferramenta por meio da qual se faz a troca de idéias e são compartilhado projetos de pesquisa que colabora e muito em estudos escolares como um todo. O computador com a Internet e seus ambientes virtuais de aprendizagem não educa, ensina. Compreendemos também que a tecnologia pode ser uma poderosa ferramenta para facilitar o aprendizado, mas não pelas razões que muita gente acredita.

18 de Julho de 2008 20:57

Anônimo disse...

No texto, Walter Spinele chama a atenção para o uso das novas tecnologias como um recurso para o desenvolvimento da aprendizagem. Mostra que apesar de avanços significativos na forma de transmitir o conhecimento sistematizado, o professor tem que considerar que os alunos de hoje chegam a escola munidos de uma gama de informações que conseguiram através dos instrumentos de comunicação, como por exemplo, radio TV, revistas, internet.

Na era da informação em que vivemos a rede mundial de computadores é um recurso imprescindível para se transmitir o conhecimento, é um meio rápido e eficaz de se conseguir informações. O grade desafio do professor de hoje não é mais só transmitir conteudos, mas criar métodos para que o aluno possa aprender a lapidar as informações que está disponível pelos meios de comunicação. Com esse pensamento cabe ao professor auxiliar o aluno a trabalhar as informações, partido de um pressuposto que ele deve aprender a obter, organizar, compreender e formar a sua opinião sobre tais assuntos para que assim esse conhecimento adquirido seja um objeto para formação e não somente de imformação.

23 de Julho de 2008 09:27

Anônimo disse...

O texto nos convida inicialmente a refletir sobre o universo de informações a que nosso alunado, tem no momento a sua disposição, e nos alerta sobre a necessidade de repensarmos sobre os recursos utilizados por nós professores em sala de aula. Segundo o autor as chamadas situações de aprendizagem devem acompanhar os avanços tecnológicos ocorridos na área da informação. No, entanto, fica evidente que estas informações necessitam ser ordenadas, de modo que sejam enriquecidas e adquiram valores significativos.
Uma proposta para tal ordenação pode ser vista através da Pirâmide Informacional, que propõe um modelo de analise de construção de conhecimentos embasados em fases e etapas, que consiste na identificação e escolha de uma situação inicial, e que esta, possibilite a integração de vários componentes curriculares, até que se alcance o nível mais elevado da pirâmide. É diante deste contexto que o autor sugere a utilização dos objetos virtuais de aprendizagem, que se apresenta como uma ferramenta capaz de estimular a imaginação e a criação de saberes concretos, diferente da prática de buscar conteúdos prontos e acabados, e que na maioria das vezes não se permite realizar uma simples leitura, muito menos uma analise crítica. Acreditamos no argumento do Spinelli quando se afirma que estes objetos virtuais de aprendizagem são capazes de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, investigativo e crítico das situações simuladas nos objetos.

23 de Julho de 2008 11:31

Anônimo disse...

FELIPEComentário do texto de Walter Spinelli - O texto fala sobre as informações que os nossos alunos adquirem no seu dia a dia.Esses conhecimentos são repassados através dos meios de comunicação como: televisão, jornais, revistas, rádio, internet, etc. O acesso a essas informações não garante uma base sólida do conhecimento,pois muito conhecimento sem um planejamento torna-se inválido. Se faz necessário buscar dados, gerar informações e criar conhecimentos numa direção anteriormente determinada, é preciso projetar. Pensar sobre a possibilidade de integrar conteúdos e significados remete à idéia de que a construção de determinado conceito ocorre na medida em que se amplia a compreensão de seus significados. É possível visualizar uma maneira de mobilizar a maior gama possível de estratégias mentais, de ascender na pirâmide informacional para atingir seu cume, buscando assim uma nova situação de aprendizagem que, reconhecendo por um lado a limitação do computador sob o ponto de vista cognitivo, transfira para o aluno -usuário- a tarefa de imaginar, criar e, em essência, construir saberes.

3 de Agosto de 2008 14:38

Anônimo disse...

Por várias vezes tenho tentado através das convencionais situações de aprendizagem, alcançar resultados mais significativo, porem algo me dizia que eu estava um pouco fora de sintonia, por mais bem elaborada que a fosse.
Tudo que acreditava ter superado o tradicional para o sucesso educacional no que se refere aos esforços para atingir o topo da pirâmide educacional através de tais situações de aprendizagem, está superado pelo avanço tecnológico.
Com isso, segundo Walter Spinelli, o objeto virtual de aprendizagem vem como o eureca da pedagogia moderna, da pra ver que é mais que um simples aplicativo, é também a tentativa de tornar os saberes mais significativos possibilitando um melhor feedback e redimencionalisando e inibindo pobres idéias como: “ o computador e a net por trazer tudo pronto só atrapalha” ; Através da RIVED podemos, até agora, experimenta que o uso inteligente dos instrumentos de tecnologia favorece o exercício da criatividade dos nossos alunos e os motivando a atingir o topo de tal pirâmide.

Anônimo disse...

O TEXTO EM QUESTÃO, DEIXA CLARO QUE O PROFESSOR FAÇA COM QUE O ALUNO CONSTRUA SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO E NÃO UMA COISA JÁ PRONTA.SABEMOS QUE O ESTUDANTE TRÁS PARA A ESCOLA UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES,BASTA O PROFESSOR ORIENTAR OS MESMOS PARA QUE ADQUIRAM A APRENDIZAGEM.

Anônimo disse...

Segundo Walter, o docente é preciso considerar os conhecimentos prévios de seus alunos para que a partir dos quais, seja construidos novos significados.Em resumo o texto tem um aprofundamento muito importante acerca do papel da informática, apresentando uma finalidade educativa à respeito.No primeiro momento notadamente observamos que esse papel passa por um significado muito mais amplo quando a informática passa a ser vista não como um mero veículo da informática mas um importante mecanismo de grande auxílio para o professor em sala de aula.Isso se dá a partir do instante que o professor ao fazer sua intervenção pedagógica, passa a utilizar esse instrumento de comunicação de massa como recurso didático.Em relação a outro aspecto sobre os objetos virtuais, podemos acentuar uma visão mais ampla no que diz respeito ao conhecimento a partir da informação e dos conceitos transmitidos pela internet.Negar a relevância da acessibilidade desse mecanismo, é desconsiderar o avanço tecnológico. Todavia é necessário que oeducador passe a ter em si mesmo a consciência das possibilidades, desenvolvimento de várias atividades de caráter pedagógico, dando assim um valor significativo ao aluno quando este estiver em contato com tais recursos. Sendo assim, os conteúdos podem ser trabalhados sistematicamente, tendo como referência as informações coletadas e com isso os próprios alunos serão capazes de construi conceitos a partir de definições particulares.

Anônimo disse...

O texto de Walter Spinelli sem sombra de dúvidas e nenhuma restrição é riquíssimo, eu até diria fantástico se conseguísemos colocá-lo em prática na sua totalidade. Mas tenho que olhar com a realidade que convivo. Qualquer aluno é ávido por atividades relacionadas a informática, infelizmente não direciona para a eeducação(como na pirâmide). Nota-se que o laboratório de informática é um atrativo em potencial, mas ao menor descuido eles direcionam seu dinamismo para os "ORKUTs". Tem um trecho do texto que nos dá ânimo para continuar acreditando e lutando que o aluno é viável, quando ele afirma que os OAs possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico dos alunos, do meuponto de vista a grande batalha é trazer o aluno para o mundo educacional.

Fernando Leonez


Professores e Coordenadores do Curso RIVED