5ª Atividade a Distância / 8 horas

-Proposta de planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem;

- Enviar pelo e-mail do grupo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

4ª Atividade a Distância / 8 horas

- Aplicação da Seqüência de Ensino elaborada no 4º encontro presencial;

- Enviar pelo e-mail do grupo o relato de experiência, como também, postar no Blog.

18 comentários:

Anônimo disse...

Relato da Seqüência de Ensino

O objeto de aprendizagem “Quão grande é?” foi aplicado como etapa final da apresentação do conteúdo de microorganismos. Os alunos mostraram-se bastante interativos com o objeto, principalmente por ser tratar de um jogo. Mas, o mais importante foi a fixação do conteúdo e a incorporação de conceitos importantes para o cotidiano. Uma vez que conseguiram extrapolar para ambientes além dos propostos no objeto trabalhado os temas abordados.

Anônimo disse...

Relato de experiência


O obejeto de aprendizagem A que grupo pertenço? foi aplicado como complemento para apresentar a tabela periódica.Os alunos ficaram muito interesados com o OA, e também por se tratar de um pequeno jogo onde eles podem conhecer e todos os elementos e classificá-los em grupos.Com isso fica fácil aplicar o conteúdo e trabalhar no laboratório, onde os alunos assimilam de forma clara as caracterìticas bàsicas dos elementos.

Anônimo disse...

Relato de Experiência

O objeto de aprendizagem: Quão grande é? foi aplicado com os alunos do 2º ano do ensino médio como etapa final da aplicação do OA.
Levando-se em consideração que as aulas expositivas foram bem trabalhadas destacando principalmente as características dos microorganismos e seus habitats, não foi difícil a interação dos alunos com a máquina.
A avaliaçaõ da atividade teve um resultado satisfatório, pois pude perceber que realmento o conteúdo foi assimilado de forma dinâmica e descontraída.

Anônimo disse...

Francisco de Assis Muniz
Relato de Experiência em Sala de Aula

Trabalho realizado em grupo nas escolas Municipal Profª "Adele de Oliveira" 7º Ano do Ensino Fundamental e Estadual Profº "Edgar Barbosa" 3ºAno do Ensino Médio.
1- Em sala de aula foi discutido os tipos de figuras planas e espaciais ,sendo construído réplicas dos principais sólidos geométricos a partir de sua planificação.
2- Na sala de informática os alunos divididos em grupo de quatro tiveram contato com a mídia Rived,usando o asunto Geometria das Cidades .Todos tiveram oportunidade com o mause de percorrer todos as três fases do objeto.Tendo uma visão dos formas que encontramos em nossas cidade/comunidade.Saindo da mesmice da sala de aula.A experiência foi muito gratificante,pois prendeu a atenção de todos oa alunos.Sendo a primeira vez que foi realidade tal experiência em ambos colegios avalio com muito boa.

Anônimo disse...

O trabalho realizado com objeto de aprendizagem "O quão é grande", com o contéudo de microorganismo foi crucial para a compreensão dos alunos sobre o assunto, pois geralmente estes sentem grande dificuldade devido a abstração do mesmo, não há laboratório de ciências na escola em que trabalho, há apenas os materiais, mas falta espaço, tornando este conteúdo muitas vezes desinteressaste para os discentes, a aula utilizando o rived com OA referido deixou os alunos motivadissímos,ludicamente eles aprendiam e visualizam o que não podiam antes ver, e ainda foram instigados pois o Oa sugere um jogo educativo com o conteúdo, onde separei a turma em meninos e meninas aumentando o interesse e o aprendizado.

Anônimo disse...

Química: em casa e na fármacia

Com este objeto os alunos se sentiram mais próximos do conhecimento e foi de grande importância nas discussões do grande grupo. A distribuição do conhecimeto foi mais uniforme e nos deu um retorno muito bom. A experiência deles com o Objeto de Aprendizagem serviu para identificar as diferentes dosagens (concentrações) de determinadas substâncias, os benefícios da boa utilização e como o meio-ambiente é afetado com a má utilização desse conhecimento. Sobrou ainda um tempinho e deixei eles a vontade nos computadores para fazer o que quisessem e eles foram em busca de outros objetos de aprendizagem, inclusive em outras disciplinas, gerando neles o interesse por algo mais educativo na rede. Apresentei aos professores e equipe pedagógica também, inclusive mostrando as suas áreas de conhecimento, eles ficaram surpresos e alguns já estão estudando o guia do professor.
VALEU! MEC SEC ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/RN

Anônimo disse...

RELATO DE EXPERIÊNÇIA DA SEQUÊNCIA DE ENSINO

Sobre o laboratório de informática não posso contar nenhum relato de experiência, pois na escola que trabalho não tem laboratório de informática. Já na sala de aula foi muito gratificante ver os alunos se dedicando para desenvolver o projeto. E construindo seu imóvel com o auxilio da matemática. Cada grupo que quisesse fazer melhor seu trabalho e ao mesmo tempo ocultar do outro para que na apresentação force a melhor de todos, mais isso não foi o mais importante. O importante foi que depois das discursões, na hora da apresentação do relatório final que cada grupo comentou o que tinha aprendido com o manuseio do material concreto e também eles próprio terem construído o projeto

Anônimo disse...

caO objeto de aprendizagem: Função Afim e Quadrática.
Foi aplicado com as cinco turmas do turno matutino do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Presidente Roosevelt, como etapa final da aplicação do OA.
Assunto abordado: Função Afim e Linear

1- Primeiro Momento (2 aulas) - sala de aula: foi abordado o assunto – Função Afim e Linear com aula explicativa e exercícios de fixação.
2- Segundo Momento (2 aulas) – Sala de Informática/Sala de vídeo
Devido ao pequeno espaço da sala de informática que só disponibiliza apenas de 12 computadores, a turma foi dividida em dois grandes grupos. Os alunos cujo nº da lista de chamada era ímpar foram para a sala de informática, os alunos cujo nº da lista de chamada era par foram para a sala de vídeo.
Na sala de informática os alunos foram divididos em duplas, em seguida foi passado para os alunos as instruções quanto ao uso do objeto, onde eles deveriam ler todas as informações encontradas na apresentação dos objetos e manipulá-los quando necessário. Em seguida ele fariam um relatório da aula que deveria ser entregue na aula seguinte.
Na sala de vídeo os alunos assistiram uma aula do Telecurso 2000, sobre o mesmo assunto. Finda a aula, eles teriam que fazer um relatório para a entrega na aula seguinte.
Na aula seguinte, os alunos de nºs pares foram para a sala de informática e de nºs impares foram para a sala de vídeo.
Foi observado que como eles já tinham conhecimento sobre o assunto, foi fácil manipular o objeto e abstrair os conceitos antes aprendidos, interagiram bem com o objeto, e sempre solicitavam minha presença para fazer perguntas com o intuito de demonstrar que estavam realmente abstraindo todos os conceitos dados em sala de aula. O único porém foi que alguns computadores não possuíam o Linux Educativo, e foi necessário usar os CDs com os objetos do RIVED. Como a escola não possui Internet, os gráficos que precisavam ser manipulados pelo aluno, não abriram, sendo necessário um revezamento no uso dos computadores. Pelos relatos feitos pude constatar que os objetivos foram alcançados e a aprendizagem foi alcançada de forma mais significativa. Os alunos gostaram de ter uma aula diferente, saindo da sala de aula e usando os recursos da informática.

Anônimo disse...

RELATO DE EXPERIÊNCIA - KEILA ROSÂNIA
Utilizando o objeto de aprendizagem, Cada caso é um caso,do módulo de Química,foi proporcionado aos alunos a oportunidade de conhecer e decidir sobre algumas situações relacionadas a um tipo de enfermidade, bem como,entender qual medicamento poderia ser utilizado para esse fim. Dessa forma, os alunos passaram a conhecer mais sobre algumas classes terapêuticas.
Senti que as aulas foram muito mais proveitosas, uma vez que todos participaram ativamente das atividades, procurando compreender todo o assunto, principalmente buscando um melhor entendimento acerca dos medicamentos genéricos, similares e de referência, que até então, a maioria não conseguia diferenciá-los.

Anônimo disse...

O trabalho realizado com o objeto de aprendizagem " geometria plana " onde o aluno decomponha as figuras geométricas planas em triângulos, estimulou a imaginação e a criatividade do aluno ao perceber o fato de poder calcular área de uma figura plana através da sua decomposição em outras. Assim, a área de um polígono qualquer pode ser determinada pela soma das áreas das partes em que foi decomposto.Outro modo de calcular a área foi reagrupar suas peças formando um retângulo, como se fosse um quebra-cabeça, isso fez com que o aluno entendesse melhor o conteúdo. Parabéns a este curso que nos ensinou a trabalhar melhor com o nosso aluno.

Anônimo disse...

RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA
O desenvolvimento da atividade através da simulação da usina nuclear foi muito proveitoso, pois permitiu aos alunos interagir com uma forma diferente e agradável de desenvolver o seu próprio conhecimento. A simulação contribuiu para que os alunos compreendessem como se obtém a energia elétrica através das usinas hidrelétricas e nucleares, fato até aquele momento desconhecido pelos alunos, servindo também como um elo entre a parte teórica e parte prática apresentada pelos alunos através de varias experiências.
Alem da satisfação de ter alcançado o objetivo almejado para o assunto a simulação trouxe outra satisfação que foi a de ver os alunos se entregarem as tarefas com boa vontade.

Anônimo disse...

Na primeira aula
• os alunos ficaram curiosos quando me viram levar para a aula um notebook e vários mapas e isso foi bom pois serviu como elemento surpresa da aula e os chamou a atenção para o que se iria explanar.
Na segunda aula
• a sugestão do guia do professor que orientava-nos a antes de levar os alunos para o laboratório de informática deixar a atividade pronta já na tela ou minimizada nos ajudou muito, e deixou o início da atividade dinâmico.
• Quando falei para os alunos que a aula seria no lab. de informática, eles não paravam de me pergunta sobre o que iriam fazer lá. Bom, deixei que isso fosse mais um elemento surpresa(motivador de interesses) e só falei o que eles iriam fazer quando já estavam no laboratório.
• Eles vibravam quando conseguiam acertar o caminho sem a minha ajuda
• Mesmo apesar das dificuldade que encontraram, todos os quatro grupos conseguiram completar os níveis da atividade do OA

Na terceira aula (avaliação)
• Quando descobriram que era continuação da seqüência de estudo não questionara e demonstraram interesse
• Os alunos que não foram para o lab. de informática vendo a motivação dos colegas pedirão para fazer a atividade também.
• Todos conseguiram fazer a atividade com pouca dificuldade (já que os alunos escolhidos para participarem da seqüência de estudo eram os com maior nível de dificuldade)
• Terminaram a atividade pedindo para que atividades como essa fossem repetidas


Alguns depoimentos dos Alunos


“ O método usado foi muito legal pois dar pra aprender brincando, podíamos usar esse método mais vezes para aumentar nosso aprendizado”
(E.R.J.M) E.E. Olímpia Teixeira

“nós achamos muito legal essa tarefa, muito interessante, porque aprendemos mais sobre esse plano cartesiano, e na informática nós aprendemos a desenvolver nossos pensamento”
(J.M.)E.E. Olímpia Teixeira

“è uma ótima experiência, pois nós esforçamos para achar o tesouro, e ao mesmo tempo que tentava-mos achar o tesouro de uma maneira divertida, nós também estava-mos aprendendo matemática”
(A.C.C.E) E.E. Olímpia Teixeira

“Bom, foi muito gratificante ver meus alunos motivados a aprender; experiências como essas devem ser repetidas”
(Sorley Audrey D. de Melo) E.E. Olímpia Teixeira

Anônimo disse...

Relato de experiências sobre a Seqüência de Ensino
Disciplina: Física
Professor: Leonardo França de Moraes
Assunto: O.A. – Forças em ação

Em relação ao relato de experiências na aplicação da Seqüência de Ensino do Objeto de aprendizagem – Forças em ação, não foi possível, ainda, colocá-lo em prática, pois estamos aguardando a chegada do laboratório de informática na escola.

Anônimo disse...

Kívia Kecia Barbosa de Queiroz
Escola Estadual Prof. Edgar Barbosa-5º DIRED/ Ceará Mirim

O objeto de aprendizagem “Não me sinto bem” foi aplicado com os alunos do 2º ano do ensino médio e foi extremamente importante como auxílio no processo de ensino aprendizagem, pois a parti da exploração dos mesmo por parte dos alunos estes puderam compreender melhor a importância da mudança de comportamento individual e coletiva para dificultar o aparecimento de doenças causadas por microrganismos, além de se divertirem com o jogo que é proporcionado pelo objeto. A aula realmente foi bastante proveitosa!!!

Anônimo disse...

Relato da aplicação da sequência de ensino
OA: Águas de Lastro

O objeto de aprendizagem foi aplicado na turna do 2º ano que estuda a classificação dos seres vivos. Conforme planejado foi feita uma aula inicial introdutória com os conceitos teóricos. Após essa aula fomos ao recém inaugurado laboratório de informática da escola.
Os alunos se mostraram muito interessados, principalmente porque foi uma das primeiras aulas realizadas na Labot. de Informática.
Todos os objetivos propostos na sequência de ensino foram alcançados, após a aula fiz uma pequena discussão sobre a utilidade do OA para a compreensão dos conteúdos teóricos e a maioria dos alunos concordaram que a utilização do OA facilitou a assimilação do conteúdo teórico além de mostrar uma utilização prática ( no caso das águas de lastro).
Pretendo a partir do ano que vem incluir a utilização os AO em meu planejamento, pois realmente ficou evidente a sua importância na assimilação dos conteúdos programados assim como um meio para tornar as aulas mais atrativas e vinculadas a realidade dos alunos.

Silvia Groto - Tibau do Sul

Anônimo disse...

FUNÇÃO AFIM E LINEAR.
Foi aplicado com a turma do 1° D noturno na e E.E. Clara Tetéo, onde no momento usamos o laboratório de informática da escola, quando o qual é completo.
Todos tiveram acesso ao site do rived bastante agradável as atividades que propomos foram todas executadas.

Anônimo disse...

Relato da Seqüência de Ensino

Este relatório tem como objetivo mostra o desenvolvimento de três aulas trabalhadas com a turma do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Honório, na cidade de Pendências RN como tema relacionado à sexualidade.
O tema escolhido foi métodos anticoncepcionais no intuito de analisar as vantagens e desvantagens dos mesmos.
Após ter discutido e ministrado aulas sobre a temática relacionada à sexualidade humana foi introduzido o tema dos métodos anticoncepcionais. Em seguida fui listado na lousa, os métodos anticoncepcionais conhecidos pelos alunos. Os alunos formaram grupos de cinco componentes e escolheram dois métodos que gostariam de pesquisar, aprofundando assim seus estudos
Para elucidar os caminhos da pesquisa, os grupos tiveram uma conversa informal sobre os métodos e quem os utiliza, como se utiliza e com que objetivo se utiliza.
Foi trazido para a sala de aula pesquisassem sobre os métodos escolhidos. Os materiais contemplavam os itens: história, utilização, objetivos, vantagens, desvantagens e imagens.
Os alunos produtos produziriam texto, onde explicavam as informações pesquisadas, a fim de realizarem uma discussão de informações com os colegas da sala.
Os mesmo se dispuseram em circulo para iniciaram a troca de informação, onde analisaram todos os dados pesquisados por cada grupo.
Para finalizar cada grupo apresentou seus trabalhos em forma de parodias, mural, confecções de panfletos, transparências, confecções de cartazes, figuras e outros.

Anônimo disse...

Relato da experiência.
OA: Cargas elétricas e eletrização.

Antes de levarmos as turmas de 3º ano (A, B e C), uma de cada vez, para o laboratório de informática, inicialmente repassamos algumas orientações de acesso ao OA, e o que deveria ser explorado do mesmo. Divididos em duplas e em trios, a turma acessou a página da RIVED, a princípio os computadores se mostraram lentos de forma que causou certo descontentamento por parte de todos. Após alguns minutos aos poucos os computadores foram acessando o OA e em instantes todos passaram a interagir com o programa, o clima mudou totalmente e a satisfação tomou conta da ocasião. Confesso que estava ansioso, pois, a seqüência de ensino provocou muita expectativa, o resultado desta experiência pode ser analisado nas palavras dos próprios alunos. O difícil foi selecionar apenas alguns. Só tenho a agradecer à equipe RIVED e aos colegas recomendo a utilização dos OAs. Um abraço a todos!

Gilssimar-Macau
Escola Clara-Tetéo

Comentário 1- Eu gostei do site, ele é muito colorido, ilustra bem as informações que são apresentadas, o que acaba com aquela monotonia de cálculos, sinais que tem na física. O que nós alunos gostamos é de agilidade, o site também oferece um jogo interativo onde, quando erramos a resposta pode ver como é feito o processo, de uma forma bem legal, que você não se aborrece, muito interessante, adorei!!!!

Comentário 2- A aula no laboratório de informática foi muito boa porque mostrou que os professores buscam alternativas para alunos, o programa RIVED mostrou várias situações que envolvem a carga elétrica e os processos de eletrização, ficamos mais interessados neste assunto, foi muito legal líamos e entendíamos tudo.

Comentário 3- Achei muito legal ter participado desta aula, pois, o modo de aprendizagem foi bem diferente, o entendimento foi mais claro. Os alunos gostaram muito (uma rápida pesquisa na sala afirmou que todas as expectativas foram atingidas). No meu ponto de vista, deveríamos ir mais vezes, pois todos os alunos afirmaram que esta aula foi diferente e muito legal, clara e positiva.


Professores e Coordenadores do Curso RIVED