-Proposta de planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem;
- Enviar pelo e-mail do grupo.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Professores socializam as possibilidades de uso dos OAs
Profª Silvia _ OA Biologia
Profº Renato - OA Química
Profº Carlos _ OA Matemática
Profº Amauri -OA Química
Profº Edson - OA Física
19 comentários:
Anônimo
disse...
OBJETO ESCOLHIDO:ÁGUAS DE LASTRO O objeto poderia ser utilizado no estudo dos seres vivos( 2o ano).
1ª aula teórica: Introdução ao Reino Monera, principais características e representantes com ênfase nas bactérias, sua reprodução, meios e condições ideais de cultura e doenças causadas por bactérias.
2ª aula prática: pesquisa na internet sobre as principais doenças causadas por bactérias ocorridas no Brasil, pesquisa de epidemias recentes com ênfase na epidemia de cólera ocorrida a alguns anos atrás no Brasil, para essa pesquisa seriam utilizados arquivos online dos principais jornais e revistas do país.
3ª aula prática: utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática. Seria necessário inicialmente explicar o que são as águas de lastro e para que servem. Alguns conhecimentos prévios da área de geografia também seriam relembrados como a relação entre latitude e clima.
4ª aula reflexiva: Tentar relacionar o problemas das águas de lastro e uma possível causa para a epidemia de cólera e estabelecer possíveis soluções para evitar a contaminação das águas de lastro por microorganismos patogênicos.
O objeto em questão também poderia ser utilizado na área de Ecologia, onde seria discutido as conseqüências da introdução de espécimes exóticas nos ecossistemas.
O objeto de aprendizagem "Preciso de oxigênio"é uma ferramenta bastante útil no que refere-se a associação das aulas expositivas com a visualização do acontece na prática, o mesmo evidencia interativamente aluno-computador, os impactos causados a natureza pela ação do homem, flexibilizando a aula do professor; que pode iniciar o conteúdo em suas explanações na sala de aula e seguidamente aguçar o senso reflexivo e critico do aluno com o O.A apresentado.
Plano de aula Assunto-Geometria Plana e Espacial Suporte técnico - Aula Multimídia RIVED Geometria das Cidades Objetivo Geral Em sala de aula mostra aos alunos as diferentes formas dos objetos que nos circunda levando-os a descobri as diferenças existentes entre eles. Objetivo Especifico Através de aula em laboratório usando recursos multimídia (aula rived - Geometria das Cidades)fazer um passeio pelas diferentes formas geométricas encontradas numa cidade/comunidade. Também em laboratório propiciar ao alunos a oportunidade de construir e planificar figuras geométricas, possibilitando desenvolver o conhecimento de área,superfície e volume.
COMENTÁRIO SOBRE O PLANO DE AULA - OBJETO DE APRENDIZAGEM:"Quão Grande é?" METODOLOGIA UTILIZADA: 1°Aula expositiva preliminar que enfatize as principais características e papel ecológico. 2°Aula no laboratório para interação com o objeto. 3°Avaliação - elaboração de desenhos com ambientes conhecidos.
OBJETO ESCOLHIDO: USINA : LEI DOS GASES PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENS. MÉDIO QUANTIDADE DE AULAS: 02 AULAS DE 50 MINUTOS CADA
1º Momento: Leitura e discussão de textos sobre poluição atmosférica;
2º Momento: Apresentação de seminários com os temas: Fontes poluidoras; Principais fontes poluidoras; Efeitos causados ao meio ambiente e a saúde; Medidas de combate à poluição atmosférica;
3º Momento: Aula para exploração do AO (Usina: Lei dos Gases) na sala de informática com as mesmas equipes dos seminários;
4º Momento: Aula discursiva sobre o tema, mais o AO e a partir dessa discussão mostrar possíveis soluções para a poluição atmosférica gerada a partir de indústrias ou usinas.
• O AO em estudo poderá ser trabalhado juntamente com as disciplinas de Geografia e Biologia.
Ao passeia pela cidade com um olhar completamente diferente daquele que o aluno está a costumado.O aluno verá as formas geométricas nas construções e poderá observar quanta riqueza geométrica existe no mundo que nos rodeia. Após o passeio exploraremos a geometria espacial quanto às formas, propriedades, perímetro, área e volume. É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio de geometria plana para que obtenha mais sucesso na atividade proposta.
-certas formas geométricas estão muito presente em nosso dia-a-dia, por exemplo se o aluno observar uma igreja ou outro prédio qualquer é possível trabalhar geometria conhecendo a superfície e também calculando o perímetro e áreas de cada parte da figura estuda, como também o estudante pode explorar frações.
O objeto pode ser utilizado no estudo das funções (1º ano Ensino Médio).
1ª aula teórica: Aula expositiva sobre o conceito de função afim e função linear (variável, coeficiente angular e linear , função crescente e decrescente)
2ª aula prática: utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática. Os alunos teriam que manusear os 4 primeiros quadros: Quadro 1 - Teoria Função Linear e Quadrática. Quadro 2 – Função Linear – Exemplo Quadro 3 – Função Linear – definição Quadro 4 – Função Linear – Aplicação
Em seguida os alunos fariam um relatório sobre a aula, relatando os conhecimentos que conseguiram abstrair ao manusear o objeto, exemplificando e dando opinião sobre os pontos positivos e negativos da utilização do objeto para sua aprendizagem.
3ª aula prática: Os alunos trariam recortes de jornal ou revista que contenham gráficos que representem uma função afim ou linear para ser trabalhado em pequenos grupos.
OBJETO DE APRENDIZAGEM: O Milagre da Vida- Sexualidade Humana OBJETIVOS:Permitir aos alunos os conhecimentos sobre os sistemas reprodutivos, DST, métodos contraceptivos etc; Promover o debate sobre aspectos relacionados ao tema METODOLOGIA: AULA TEÓRICA:Aula expositiva sobre o sistema reprodutivo masculino e feminino;Exposição de filmes que abordem os temas relacionados com a sexualidade; Debate sobre noticias veiculadas na mídia. AULA NO LABORATÓRIO:Explorar o objeto de aprendizagem realizando todas as atividades e elaborar um texto comentando sobre o objeto. AVALIAÇÃO:A avaliação será realizada de forma contínua e processual sendo observados alguns critérios como participação, interresse, desenvolvimento de aprendizagem, cooperação etc. AVALIAÇÃO:
Ao passear pela cidade com um olhar completamente diferente daquele que o aluno está a costumado. Ele verá as formas geométricas nas construções e poderá observar quanta riqueza geométrica existente no mundo que nos rodeia. Através de aula no laboratório usando recursos multimídia (aula rived - Geometria das Cidades) e também propiciando aos alunos a oportunidade de construir e planificar figuras geométricas, possibilitando desenvolver o conhecimento cognitivo dele. Oferecendo uma revisão de geometria plana para que obtenha mais sucesso na atividade proposta. Em sala de aula após o passeio exploraremos a geometria espacial quanto às formas, propriedades, construção, perímetro, área e volume dos principais sólidos. Mostrando aos alunos as diferentes formas dos objetos que nos circunda levando-os a descobrindo as diferenças existentes entre eles.
O OBJETO DE APRENDIZAGEM "QUEIMANDO AS GORDURINHAS" SERÁ UTILIZADO NA AULA DE FÍSICA DO II ANO, POIS TRABALHA COM DIFERENTES FORMAS DE ENERGIA, UTILIZA AS CONVERSÕES DE CALORIAS EM JOULE E VICE-VERSA COMO TAMBÉM POSSIBILITA TRABALHAR COM QUÍMICA E BIOLOGIA COMPLEMENTANDO O ASSUNTO
o objeto de aprendizagem "sexo ou não" será utilizado na aula de biologia do I ano devido a necessidade da reflexão deste público sobre o conhecimento e o manuseio dos métodos anticoncepcionais
Objetivo: • Discutir a importância do microscópio para o estudo dos microorganismos, bem como, a observação de que os mesmos podem ser encontrados nos mais diversos habitats.(2º ano)
1º momento: • Os alunos serão divididos em seis grandes grupos, para a leitura e debate do texto cujo tema “O uso do microscópio no estudo das células”;
2º momento: • Confecção de um painel destacando a variedade de seres microscópicos conhecidos pela comunidade cientifica, mediante pesquisa na internet ou em revistas, destacando algumas características como: habitats, tamanho e efeito sobre o homem.
3º momento: • Os alunos serão encaminhados para laboratório de informática onde iram utilizar-se do objeto virtual de aprendizagem “Quão grande é?
4º momento: • Aula no laboratório de ciências para realização da prática de cultura de bactéria de acordo com as observações feitas durante as aulas anteriores.
AVALIAÇÃO: Será de forma contínua mediante a participação dos alunos e a confecção de relatório sobre todas as atividades realizadas durante as aulas.
Acho que o uso do AO “decifrando mapas, tabelas e gráficos” é bastante significativo, por se tratar de um assunto tão gostoso que é viagem, e quem é que não gosta de viajar ? pois é, além de explorar assuntos de extrema importância como: leitura e interpretação de tabelas e gráficos e relações entre grandezas, esse AO leva o aluno a percebe que matemática e física combinadas podem ajudar e estar presente até mesmo no planejamento e orçamento de pequenas ou longas viagens
Mediante a execução de aulas expositivas sobre o uso de agrotóxicos na agricultura , bem com levando em consideração que muitos dos nossos alunos e de suas famílias sobrevivem da agricultura, este tema culmina bastante interesse pelos educandos, que diante da explanação dos conhecimentos relativos ao tema, se vêem estimulados a explanar suas experiências, contribuindo grandemente para o entendimento do assunto. Neste tema aborda-se o que são os agrotóxicos, a importância e o perigo de seu uso, suas variedades, consequências a saúde humana, bem como seu impacto ambiental, integrando-se aos conceitos químicos de acidez, basicidade, elementos químicos e reações químicas. O uso do objeto de aprendizagem: Química na Agricultura,na sala de informática é um importante veículo de estímulo e dinamização dos conceitos abordados nas aulas teóricas em sala de aula, possibilitando que o educandos contextualize seus conhecimentos prévios e vivência, com os científicos. A avaliação deverá considerar o empenho e observações dos educandos diante das problematizações e informações, realizando também uma avaliação recapitulando os conceitos químicos integrados, para aferir mais uma nota para a proposta pedagógica.
DISCIPLINA: FÍSICA OBJETO ESCOLHIDO: ESPELHO, ESPELHO MEU, CONHECENDO ESPELHOS PLANOS PÚBLICO ALVO: 2°ANO (ENSINO MÉDIO) QUANTIDADE DE AULAS: 04 AULAS DE 40 MINUTOS CADA
1° MOMENTO: Sala de aula: Introdução abordando questionamentos sobre o título do OA, apresentando conceitos e características, anotando os conhecimentos prévios dos alunos para posterior discussão.
2° MOMENTO: Laboratório de informática: Utilização do OA passo a passo, pelos alunos em grupos conforme número de alunos e computadores disponíveis.
3° MOMENTO: Laboratório de ciências: Apresentação pelos alunos das conclusões, baseadas na aula de introdução, anotações prévias e observações feitas no OA. No encerramento comprovação através de experimentos utilizando pequenos espelhos pelos grupos.
O OA em questão pode ser utilizado na área de matemática pelo aspecto visual dos ângulos trabalhados.
Objeto de Aprendizagem – Forças em ação Disciplina: Física Professor: Leonardo França de Moraes
Em relação a elaboração desse plano de aula com base no objeto escolhido e tomando como orientação o guia do professor, verifiquei que ficou bem mais fácil e prático a elaboração do mesmo. Embora ainda não tenha colocado em prática devido a falta de laboratório de informática, acredito que irá, também, contribuir de forma positiva no aprendizado do aluno. Portanto, espero que essa ferramenta de uma contribuição significativa na elaboração e implementação do referido plano.
OBJETO ESCOLHIDO: Funções afim e linear. Obs.: Como já havia trabalhado este objeto no 1° bimestre, combinou para o momento em que já tinham uma boa noção. 1°) momento:Relembrar o que já havíamos trabalhado. Gráficos, notaões,... 2°)Mostrar o objeto de estrudo do rived. 3°) Explorar tecnologicamente esse objeto, pesquisando em outros sites. - Foi muito proveitoso e satisfatório.
Este blog tem como finalidade, favorecer aos participantes do curso "Como Usar Objetos de Aprendizagem", um espaço de troca e construção coletiva de novos conhecimentos, Aproveite ! Somos um veículo de apoio ao seu trabalho escolar. Estamos esperando por você.
Professores Cursistas
Equipe de Matemática
Equipe de Química
Equipe de Física
Equipe de Biologia
Professores explorando os OAs e identificando as características pedagógicas
Professores em grupo analisando "Guia do professor"
19 comentários:
OBJETO ESCOLHIDO:ÁGUAS DE LASTRO
O objeto poderia ser utilizado no estudo dos seres vivos( 2o ano).
1ª aula teórica: Introdução ao Reino Monera, principais características e representantes com ênfase nas bactérias, sua reprodução, meios e condições ideais de cultura e doenças causadas por bactérias.
2ª aula prática: pesquisa na internet sobre as principais doenças causadas por bactérias ocorridas no Brasil, pesquisa de epidemias recentes com ênfase na epidemia de cólera ocorrida a alguns anos atrás no Brasil, para essa pesquisa seriam utilizados arquivos online dos principais jornais e revistas do país.
3ª aula prática: utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática. Seria necessário inicialmente explicar o que são as águas de lastro e para que servem. Alguns conhecimentos prévios da área de geografia também seriam relembrados como a relação entre latitude e clima.
4ª aula reflexiva: Tentar relacionar o problemas das águas de lastro e uma possível causa para a epidemia de cólera e estabelecer possíveis soluções para evitar a contaminação das águas de lastro por microorganismos patogênicos.
O objeto em questão também poderia ser utilizado na área de Ecologia, onde seria discutido as conseqüências da introdução de espécimes exóticas nos ecossistemas.
O objeto de aprendizagem "Preciso de oxigênio"é uma ferramenta bastante útil no que refere-se a associação das aulas expositivas com a visualização do acontece na prática, o mesmo evidencia interativamente aluno-computador, os impactos causados a natureza pela ação do homem, flexibilizando a aula do professor; que pode iniciar o conteúdo em suas explanações na sala de aula e seguidamente aguçar o senso reflexivo e critico do aluno com o O.A apresentado.
Plano de aula
Assunto-Geometria Plana e Espacial
Suporte técnico - Aula Multimídia RIVED
Geometria das Cidades
Objetivo Geral
Em sala de aula mostra aos alunos as diferentes formas dos objetos que nos circunda levando-os a descobri as diferenças existentes entre eles.
Objetivo Especifico
Através de aula em laboratório usando recursos multimídia (aula rived - Geometria das Cidades)fazer um passeio pelas diferentes formas geométricas encontradas numa cidade/comunidade.
Também em laboratório propiciar ao alunos a oportunidade de construir e planificar figuras geométricas, possibilitando desenvolver o conhecimento de área,superfície e volume.
COMENTÁRIO SOBRE O PLANO DE AULA - OBJETO DE APRENDIZAGEM:"Quão Grande é?"
METODOLOGIA UTILIZADA:
1°Aula expositiva preliminar que enfatize as principais características e papel ecológico.
2°Aula no laboratório para interação com o objeto.
3°Avaliação - elaboração de desenhos com ambientes conhecidos.
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: QUÍMICA
OBJETO ESCOLHIDO: USINA : LEI DOS GASES
PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENS. MÉDIO
QUANTIDADE DE AULAS: 02 AULAS DE 50 MINUTOS CADA
1º Momento: Leitura e discussão de textos sobre poluição atmosférica;
2º Momento: Apresentação de seminários com os temas: Fontes poluidoras; Principais fontes poluidoras; Efeitos causados ao meio ambiente e a saúde; Medidas de combate à poluição atmosférica;
3º Momento: Aula para exploração do AO (Usina: Lei dos Gases) na sala de informática com as mesmas equipes dos seminários;
4º Momento: Aula discursiva sobre o tema, mais o AO e a partir dessa discussão mostrar possíveis soluções para a poluição atmosférica gerada a partir de indústrias ou usinas.
• O AO em estudo poderá ser trabalhado juntamente com as disciplinas de Geografia e Biologia.
PLANO DE AULA: Geometria na cidade
Ao passeia pela cidade com um olhar completamente diferente daquele que o aluno está a costumado.O aluno verá as formas geométricas nas construções e poderá observar quanta riqueza geométrica existe no mundo que nos rodeia.
Após o passeio exploraremos a geometria espacial quanto às formas, propriedades, perímetro, área e volume. É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio de geometria plana para que obtenha mais sucesso na atividade proposta.
-certas formas geométricas estão muito presente em nosso dia-a-dia, por exemplo se o aluno observar uma igreja ou outro prédio qualquer é possível trabalhar geometria conhecendo a superfície e também calculando o perímetro e áreas de cada parte da figura estuda, como também o estudante pode explorar frações.
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OBJETO ESCOLHIDO: FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS
O objeto pode ser utilizado no estudo das funções (1º ano Ensino Médio).
1ª aula teórica: Aula expositiva sobre o conceito de função afim e função linear (variável, coeficiente angular e linear , função crescente e decrescente)
2ª aula prática: utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática. Os alunos teriam que manusear os 4 primeiros quadros:
Quadro 1 - Teoria Função Linear e Quadrática.
Quadro 2 – Função Linear – Exemplo
Quadro 3 – Função Linear – definição
Quadro 4 – Função Linear – Aplicação
Em seguida os alunos fariam um relatório sobre a aula, relatando os conhecimentos que conseguiram abstrair ao manusear o objeto, exemplificando e dando opinião sobre os pontos positivos e negativos da utilização do objeto para sua aprendizagem.
3ª aula prática: Os alunos trariam recortes de jornal ou revista que contenham gráficos que representem uma função afim ou linear para ser trabalhado em pequenos grupos.
OBJETO DE APRENDIZAGEM: O Milagre da Vida- Sexualidade Humana
OBJETIVOS:Permitir aos alunos os conhecimentos sobre os sistemas reprodutivos, DST, métodos contraceptivos etc; Promover o debate sobre aspectos relacionados ao tema
METODOLOGIA:
AULA TEÓRICA:Aula expositiva sobre o sistema reprodutivo masculino e feminino;Exposição de filmes que abordem os temas relacionados com a sexualidade; Debate sobre noticias veiculadas na mídia.
AULA NO LABORATÓRIO:Explorar o objeto de aprendizagem realizando todas as atividades e elaborar um texto comentando sobre o objeto.
AVALIAÇÃO:A avaliação será realizada de forma contínua e processual sendo observados alguns critérios como participação, interresse, desenvolvimento de aprendizagem, cooperação etc.
AVALIAÇÃO:
PLANO DE AULA: Geometria na cidade
Ao passear pela cidade com um olhar completamente diferente daquele que o aluno está a costumado. Ele verá as formas geométricas nas construções e poderá observar quanta riqueza geométrica existente no mundo que nos rodeia. Através de aula no laboratório usando recursos multimídia (aula rived - Geometria das Cidades) e também propiciando aos alunos a oportunidade de construir e planificar figuras geométricas, possibilitando desenvolver o conhecimento cognitivo dele.
Oferecendo uma revisão de geometria plana para que obtenha mais sucesso na atividade proposta.
Em sala de aula após o passeio exploraremos a geometria espacial quanto às formas, propriedades, construção, perímetro, área e volume dos principais sólidos. Mostrando aos alunos as diferentes formas dos objetos que nos circunda levando-os a descobrindo as diferenças existentes entre eles.
O OBJETO DE APRENDIZAGEM "QUEIMANDO AS GORDURINHAS" SERÁ UTILIZADO NA AULA DE FÍSICA DO II ANO, POIS TRABALHA COM DIFERENTES FORMAS DE ENERGIA, UTILIZA AS CONVERSÕES DE CALORIAS EM JOULE E VICE-VERSA COMO TAMBÉM POSSIBILITA TRABALHAR COM QUÍMICA E BIOLOGIA COMPLEMENTANDO O ASSUNTO
o objeto de aprendizagem "sexo ou não" será utilizado na aula de biologia do I ano devido a necessidade da reflexão deste público sobre o conhecimento e o manuseio dos métodos anticoncepcionais
Objetivo: • Discutir a importância do microscópio para o estudo dos microorganismos, bem como, a observação de que os mesmos podem ser encontrados nos mais diversos habitats.(2º ano)
1º momento:
• Os alunos serão divididos em seis grandes grupos, para a leitura e debate do texto cujo tema “O uso do microscópio no estudo das células”;
2º momento:
• Confecção de um painel destacando a variedade de seres microscópicos conhecidos pela comunidade cientifica, mediante pesquisa na internet ou em revistas, destacando algumas características como: habitats, tamanho e efeito sobre o homem.
3º momento:
• Os alunos serão encaminhados para laboratório de informática onde iram utilizar-se do objeto virtual de aprendizagem “Quão grande é?
4º momento:
• Aula no laboratório de ciências para realização da prática de cultura de bactéria de acordo com as observações feitas durante as aulas anteriores.
AVALIAÇÃO:
Será de forma contínua mediante a participação dos alunos e a confecção de relatório sobre todas as atividades realizadas durante as aulas.
Acho que o uso do AO “decifrando mapas, tabelas e gráficos” é bastante significativo, por se tratar de um assunto tão gostoso que é viagem, e quem é que não gosta de viajar ? pois é, além de explorar assuntos de extrema importância como: leitura e interpretação de tabelas e gráficos e relações entre grandezas, esse AO leva o aluno a percebe que matemática e física combinadas podem ajudar e estar presente até mesmo no planejamento e orçamento de pequenas ou longas viagens
HELAINE MIRNA RIBEIRO - TOUROS/RN
VANUZA SOUZA - PENDÊNCIAS/RN
OBJETO DE APRENDIZAGEM: QUÍMICA NA AGRICULTURA
Mediante a execução de aulas expositivas sobre o uso de agrotóxicos na agricultura , bem com levando em consideração que muitos dos nossos alunos e de suas famílias sobrevivem da agricultura, este tema culmina bastante interesse pelos educandos, que diante da explanação dos conhecimentos relativos ao tema, se vêem estimulados a explanar suas experiências, contribuindo grandemente para o entendimento do assunto.
Neste tema aborda-se o que são os agrotóxicos, a importância e o perigo de seu uso, suas variedades, consequências a saúde humana, bem como seu impacto ambiental, integrando-se aos conceitos químicos de acidez, basicidade, elementos químicos e reações químicas.
O uso do objeto de aprendizagem: Química na Agricultura,na sala de informática é um importante veículo de estímulo e dinamização dos conceitos abordados nas aulas teóricas em sala de aula, possibilitando que o educandos contextualize seus conhecimentos prévios e vivência, com os científicos.
A avaliação deverá considerar o empenho e observações dos educandos diante das problematizações e informações, realizando também uma avaliação recapitulando os conceitos químicos integrados, para aferir mais uma nota para a proposta pedagógica.
OBJETO: A QUE GRUPO PERTENCE?
METODOLOGIA
1º Aula teórica para mstrar cada elemento químico e sua classificação.
2º No laboratório interagir o aluno com OA para que ele assimile melhor o assunto dado na aula teórica.
3º Avaliação: Agrupar os alunos para identificar no dia a dia os elementos químicos na nassa vida.
PLANO DE AULA
DISCIPLINA: FÍSICA
OBJETO ESCOLHIDO: ESPELHO, ESPELHO MEU, CONHECENDO ESPELHOS PLANOS
PÚBLICO ALVO: 2°ANO (ENSINO MÉDIO)
QUANTIDADE DE AULAS: 04 AULAS DE 40 MINUTOS CADA
1° MOMENTO: Sala de aula: Introdução abordando questionamentos sobre o título do OA, apresentando conceitos e características, anotando os conhecimentos prévios dos alunos para posterior discussão.
2° MOMENTO: Laboratório de informática: Utilização do OA passo a passo, pelos alunos em grupos conforme número de alunos e computadores disponíveis.
3° MOMENTO: Laboratório de ciências: Apresentação pelos alunos das conclusões, baseadas na aula de introdução, anotações prévias e observações feitas no OA. No encerramento comprovação através de experimentos utilizando pequenos espelhos pelos grupos.
O OA em questão pode ser utilizado na área de matemática pelo aspecto visual dos ângulos trabalhados.
Objeto de Aprendizagem – Forças em ação
Disciplina: Física
Professor: Leonardo França de Moraes
Em relação a elaboração desse plano de aula com base no objeto escolhido e tomando como orientação o guia do professor, verifiquei que ficou bem mais fácil e prático a elaboração do mesmo. Embora ainda não tenha colocado em prática devido a falta de laboratório de informática, acredito que irá, também, contribuir de forma positiva no aprendizado do aluno. Portanto, espero que essa ferramenta de uma contribuição significativa na elaboração e implementação do referido plano.
OBJETO ESCOLHIDO: Funções afim e linear.
Obs.: Como já havia trabalhado este objeto no 1° bimestre, combinou para o momento em que já tinham uma boa noção.
1°) momento:Relembrar o que já havíamos trabalhado. Gráficos, notaões,...
2°)Mostrar o objeto de estrudo do rived.
3°) Explorar tecnologicamente esse objeto, pesquisando em outros sites.
- Foi muito proveitoso e satisfatório.
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