5ª Atividade a Distância / 8 horas

-Proposta de planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem;

- Enviar pelo e-mail do grupo.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Professores socializam as possibilidades de uso dos OAs

Profª Silvia _ OA Biologia
Profº Renato - OA Química
Profº Carlos _ OA Matemática

Profº Amauri -OA Química

Profº Edson - OA Física

19 comentários:

Anônimo disse...

OBJETO ESCOLHIDO:ÁGUAS DE LASTRO
O objeto poderia ser utilizado no estudo dos seres vivos( 2o ano).

1ª aula teórica: Introdução ao Reino Monera, principais características e representantes com ênfase nas bactérias, sua reprodução, meios e condições ideais de cultura e doenças causadas por bactérias.

2ª aula prática: pesquisa na internet sobre as principais doenças causadas por bactérias ocorridas no Brasil, pesquisa de epidemias recentes com ênfase na epidemia de cólera ocorrida a alguns anos atrás no Brasil, para essa pesquisa seriam utilizados arquivos online dos principais jornais e revistas do país.

3ª aula prática: utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática. Seria necessário inicialmente explicar o que são as águas de lastro e para que servem. Alguns conhecimentos prévios da área de geografia também seriam relembrados como a relação entre latitude e clima.

4ª aula reflexiva: Tentar relacionar o problemas das águas de lastro e uma possível causa para a epidemia de cólera e estabelecer possíveis soluções para evitar a contaminação das águas de lastro por microorganismos patogênicos.

O objeto em questão também poderia ser utilizado na área de Ecologia, onde seria discutido as conseqüências da introdução de espécimes exóticas nos ecossistemas.

Anônimo disse...

O objeto de aprendizagem "Preciso de oxigênio"é uma ferramenta bastante útil no que refere-se a associação das aulas expositivas com a visualização do acontece na prática, o mesmo evidencia interativamente aluno-computador, os impactos causados a natureza pela ação do homem, flexibilizando a aula do professor; que pode iniciar o conteúdo em suas explanações na sala de aula e seguidamente aguçar o senso reflexivo e critico do aluno com o O.A apresentado.

Anônimo disse...

Plano de aula
Assunto-Geometria Plana e Espacial
Suporte técnico - Aula Multimídia RIVED
Geometria das Cidades
Objetivo Geral
Em sala de aula mostra aos alunos as diferentes formas dos objetos que nos circunda levando-os a descobri as diferenças existentes entre eles.
Objetivo Especifico
Através de aula em laboratório usando recursos multimídia (aula rived - Geometria das Cidades)fazer um passeio pelas diferentes formas geométricas encontradas numa cidade/comunidade.
Também em laboratório propiciar ao alunos a oportunidade de construir e planificar figuras geométricas, possibilitando desenvolver o conhecimento de área,superfície e volume.

Anônimo disse...

COMENTÁRIO SOBRE O PLANO DE AULA - OBJETO DE APRENDIZAGEM:"Quão Grande é?"
METODOLOGIA UTILIZADA:
1°Aula expositiva preliminar que enfatize as principais características e papel ecológico.
2°Aula no laboratório para interação com o objeto.
3°Avaliação - elaboração de desenhos com ambientes conhecidos.

Anônimo disse...

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: QUÍMICA

OBJETO ESCOLHIDO: USINA : LEI DOS GASES
PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENS. MÉDIO
QUANTIDADE DE AULAS: 02 AULAS DE 50 MINUTOS CADA

1º Momento: Leitura e discussão de textos sobre poluição atmosférica;

2º Momento: Apresentação de seminários com os temas: Fontes poluidoras; Principais fontes poluidoras; Efeitos causados ao meio ambiente e a saúde; Medidas de combate à poluição atmosférica;

3º Momento: Aula para exploração do AO (Usina: Lei dos Gases) na sala de informática com as mesmas equipes dos seminários;

4º Momento: Aula discursiva sobre o tema, mais o AO e a partir dessa discussão mostrar possíveis soluções para a poluição atmosférica gerada a partir de indústrias ou usinas.

• O AO em estudo poderá ser trabalhado juntamente com as disciplinas de Geografia e Biologia.

Anônimo disse...

PLANO DE AULA: Geometria na cidade


Ao passeia pela cidade com um olhar completamente diferente daquele que o aluno está a costumado.O aluno verá as formas geométricas nas construções e poderá observar quanta riqueza geométrica existe no mundo que nos rodeia.
Após o passeio exploraremos a geometria espacial quanto às formas, propriedades, perímetro, área e volume. É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio de geometria plana para que obtenha mais sucesso na atividade proposta.

Anônimo disse...

-certas formas geométricas estão muito presente em nosso dia-a-dia, por exemplo se o aluno observar uma igreja ou outro prédio qualquer é possível trabalhar geometria conhecendo a superfície e também calculando o perímetro e áreas de cada parte da figura estuda, como também o estudante pode explorar frações.



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Anônimo disse...

OBJETO ESCOLHIDO: FUNÇÕES LINEARES E QUADRÁTICAS

O objeto pode ser utilizado no estudo das funções (1º ano Ensino Médio).

1ª aula teórica: Aula expositiva sobre o conceito de função afim e função linear (variável, coeficiente angular e linear , função crescente e decrescente)

2ª aula prática: utilização do objeto de aprendizagem no laboratório de informática. Os alunos teriam que manusear os 4 primeiros quadros:
Quadro 1 - Teoria Função Linear e Quadrática.
Quadro 2 – Função Linear – Exemplo
Quadro 3 – Função Linear – definição
Quadro 4 – Função Linear – Aplicação

Em seguida os alunos fariam um relatório sobre a aula, relatando os conhecimentos que conseguiram abstrair ao manusear o objeto, exemplificando e dando opinião sobre os pontos positivos e negativos da utilização do objeto para sua aprendizagem.


3ª aula prática: Os alunos trariam recortes de jornal ou revista que contenham gráficos que representem uma função afim ou linear para ser trabalhado em pequenos grupos.

Anônimo disse...

OBJETO DE APRENDIZAGEM: O Milagre da Vida- Sexualidade Humana
OBJETIVOS:Permitir aos alunos os conhecimentos sobre os sistemas reprodutivos, DST, métodos contraceptivos etc; Promover o debate sobre aspectos relacionados ao tema
METODOLOGIA:
AULA TEÓRICA:Aula expositiva sobre o sistema reprodutivo masculino e feminino;Exposição de filmes que abordem os temas relacionados com a sexualidade; Debate sobre noticias veiculadas na mídia.
AULA NO LABORATÓRIO:Explorar o objeto de aprendizagem realizando todas as atividades e elaborar um texto comentando sobre o objeto.
AVALIAÇÃO:A avaliação será realizada de forma contínua e processual sendo observados alguns critérios como participação, interresse, desenvolvimento de aprendizagem, cooperação etc.
AVALIAÇÃO:

Anônimo disse...

PLANO DE AULA: Geometria na cidade

Ao passear pela cidade com um olhar completamente diferente daquele que o aluno está a costumado. Ele verá as formas geométricas nas construções e poderá observar quanta riqueza geométrica existente no mundo que nos rodeia. Através de aula no laboratório usando recursos multimídia (aula rived - Geometria das Cidades) e também propiciando aos alunos a oportunidade de construir e planificar figuras geométricas, possibilitando desenvolver o conhecimento cognitivo dele.
Oferecendo uma revisão de geometria plana para que obtenha mais sucesso na atividade proposta.
Em sala de aula após o passeio exploraremos a geometria espacial quanto às formas, propriedades, construção, perímetro, área e volume dos principais sólidos. Mostrando aos alunos as diferentes formas dos objetos que nos circunda levando-os a descobrindo as diferenças existentes entre eles.

Anônimo disse...

O OBJETO DE APRENDIZAGEM "QUEIMANDO AS GORDURINHAS" SERÁ UTILIZADO NA AULA DE FÍSICA DO II ANO, POIS TRABALHA COM DIFERENTES FORMAS DE ENERGIA, UTILIZA AS CONVERSÕES DE CALORIAS EM JOULE E VICE-VERSA COMO TAMBÉM POSSIBILITA TRABALHAR COM QUÍMICA E BIOLOGIA COMPLEMENTANDO O ASSUNTO

Anônimo disse...

o objeto de aprendizagem "sexo ou não" será utilizado na aula de biologia do I ano devido a necessidade da reflexão deste público sobre o conhecimento e o manuseio dos métodos anticoncepcionais

Anônimo disse...

Objetivo: • Discutir a importância do microscópio para o estudo dos microorganismos, bem como, a observação de que os mesmos podem ser encontrados nos mais diversos habitats.(2º ano)

1º momento:
• Os alunos serão divididos em seis grandes grupos, para a leitura e debate do texto cujo tema “O uso do microscópio no estudo das células”;

2º momento:
• Confecção de um painel destacando a variedade de seres microscópicos conhecidos pela comunidade cientifica, mediante pesquisa na internet ou em revistas, destacando algumas características como: habitats, tamanho e efeito sobre o homem.

3º momento:
• Os alunos serão encaminhados para laboratório de informática onde iram utilizar-se do objeto virtual de aprendizagem “Quão grande é?

4º momento:
• Aula no laboratório de ciências para realização da prática de cultura de bactéria de acordo com as observações feitas durante as aulas anteriores.

AVALIAÇÃO:
Será de forma contínua mediante a participação dos alunos e a confecção de relatório sobre todas as atividades realizadas durante as aulas.

Anônimo disse...

Acho que o uso do AO “decifrando mapas, tabelas e gráficos” é bastante significativo, por se tratar de um assunto tão gostoso que é viagem, e quem é que não gosta de viajar ? pois é, além de explorar assuntos de extrema importância como: leitura e interpretação de tabelas e gráficos e relações entre grandezas, esse AO leva o aluno a percebe que matemática e física combinadas podem ajudar e estar presente até mesmo no planejamento e orçamento de pequenas ou longas viagens

Anônimo disse...

HELAINE MIRNA RIBEIRO - TOUROS/RN
VANUZA SOUZA - PENDÊNCIAS/RN

OBJETO DE APRENDIZAGEM: QUÍMICA NA AGRICULTURA

Mediante a execução de aulas expositivas sobre o uso de agrotóxicos na agricultura , bem com levando em consideração que muitos dos nossos alunos e de suas famílias sobrevivem da agricultura, este tema culmina bastante interesse pelos educandos, que diante da explanação dos conhecimentos relativos ao tema, se vêem estimulados a explanar suas experiências, contribuindo grandemente para o entendimento do assunto.
Neste tema aborda-se o que são os agrotóxicos, a importância e o perigo de seu uso, suas variedades, consequências a saúde humana, bem como seu impacto ambiental, integrando-se aos conceitos químicos de acidez, basicidade, elementos químicos e reações químicas.
O uso do objeto de aprendizagem: Química na Agricultura,na sala de informática é um importante veículo de estímulo e dinamização dos conceitos abordados nas aulas teóricas em sala de aula, possibilitando que o educandos contextualize seus conhecimentos prévios e vivência, com os científicos.
A avaliação deverá considerar o empenho e observações dos educandos diante das problematizações e informações, realizando também uma avaliação recapitulando os conceitos químicos integrados, para aferir mais uma nota para a proposta pedagógica.

Anônimo disse...

OBJETO: A QUE GRUPO PERTENCE?

METODOLOGIA

1º Aula teórica para mstrar cada elemento químico e sua classificação.

2º No laboratório interagir o aluno com OA para que ele assimile melhor o assunto dado na aula teórica.

3º Avaliação: Agrupar os alunos para identificar no dia a dia os elementos químicos na nassa vida.

Anônimo disse...

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: FÍSICA
OBJETO ESCOLHIDO: ESPELHO, ESPELHO MEU, CONHECENDO ESPELHOS PLANOS
PÚBLICO ALVO: 2°ANO (ENSINO MÉDIO)
QUANTIDADE DE AULAS: 04 AULAS DE 40 MINUTOS CADA

1° MOMENTO: Sala de aula: Introdução abordando questionamentos sobre o título do OA, apresentando conceitos e características, anotando os conhecimentos prévios dos alunos para posterior discussão.

2° MOMENTO: Laboratório de informática: Utilização do OA passo a passo, pelos alunos em grupos conforme número de alunos e computadores disponíveis.

3° MOMENTO: Laboratório de ciências: Apresentação pelos alunos das conclusões, baseadas na aula de introdução, anotações prévias e observações feitas no OA. No encerramento comprovação através de experimentos utilizando pequenos espelhos pelos grupos.

O OA em questão pode ser utilizado na área de matemática pelo aspecto visual dos ângulos trabalhados.

Anônimo disse...

Objeto de Aprendizagem – Forças em ação
Disciplina: Física
Professor: Leonardo França de Moraes


Em relação a elaboração desse plano de aula com base no objeto escolhido e tomando como orientação o guia do professor, verifiquei que ficou bem mais fácil e prático a elaboração do mesmo. Embora ainda não tenha colocado em prática devido a falta de laboratório de informática, acredito que irá, também, contribuir de forma positiva no aprendizado do aluno. Portanto, espero que essa ferramenta de uma contribuição significativa na elaboração e implementação do referido plano.

Anônimo disse...

OBJETO ESCOLHIDO: Funções afim e linear.
Obs.: Como já havia trabalhado este objeto no 1° bimestre, combinou para o momento em que já tinham uma boa noção.
1°) momento:Relembrar o que já havíamos trabalhado. Gráficos, notaões,...
2°)Mostrar o objeto de estrudo do rived.
3°) Explorar tecnologicamente esse objeto, pesquisando em outros sites.
- Foi muito proveitoso e satisfatório.


Professores e Coordenadores do Curso RIVED