5ª Atividade a Distância / 8 horas

-Proposta de planejamento para aplicação em 2009, contemplando diversos objetos de aprendizagem;

- Enviar pelo e-mail do grupo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

3ª Atividade a Distância /8 horas

- Leitura do texto “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes, versão para o curso “Como Usar Objetos de Aprendizagem”, fazendo reflexão sobre os contextos para desenvolvimento de multimídia, como: O contexto cognitivo e o contexto de ensino.

- Navegação no site: http://rived.proinfo.mec.gov.br/ para escolha de um objeto na sua disciplina.

- Elaboração de um plano de aula de acordo com o Objeto escolhido, orientando-se pelo Guia do Professor. Alternando sala de aula e laboratório para a exploração do objeto, atentando para a construção do conhecimento do aluno.

- Enviar pelo e-mail do grupo.

27 comentários:

Anônimo disse...

Reflexão sobre os contextos para o desenvolvimento de multimídia: o contexto cognitivo e o contexto de ensino referente ao texto “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes.

De acordo com o texto, a reflexão que podemos fazer em relação aos contextos para o desenvolvimento de multimídia no tocante aos aspectos dos contextos cognitivo e de ensino é que, segundo o texto - “ o uso da multimídia como facilitadora da aprendizagem é condicionado por diversos contextos dinâmicos, incluindo nosso constantemente ampliado entendimento sobre fatores cognitivos e suas conseqüências sobre a aprendizagem e as mudanças nos ambientes escolares indo de infra-estrutura e recursos ao desenvolvimento de professores”. Assim, o desenvolvimento de multimídia precisa considerar a complexidade cognitiva, a dependência sensível sobre como as instruções são apresentadas, a significância das situações, a propriedade da linguagem utilizada, a confiabilidade, a “justeza” do que é pedido/esperado. É importante que o material multimídia produzido para ensino e aprendizagem seja acompanhado também por material produzido para a avaliação, com objetivos compatíveis, profundidade semelhante, e igual qualidade. Quando se desenvolvem recursos educacionais multimídia é importante, ainda, considerar os objetos nos níveis do indivíduo como aprendiz, da escola, e do distrito/região ou estado. Nessa visão sugerimos quatro focos para o planejamento de material educacional multimídia centrado - no aluno/aprendiz; no conhecimento; em avaliação; e na comunidade. Portanto, vemos a importância que temos que dá para o desenvolvimento da multimídia com essa visão em contextualizar de forma dinâmica os aspectos cognitivos e de ensino.

Anônimo disse...

Desenvolvimento de matérias multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes

O texto em análise além de ser bastante rico nas suas conclusões também nos oferece uma outra variedade de recursos para enriquecer mais a nossa metodologia em sala de aula. Mas percebo que ao utilizarmos objetos visuais é importante que trabalhemos conteúdos observando os níveis dos alunos. Pois a metodologia educacional utilizando-se dos recursos de multimídia nos permite manter um projeto flexível, uma vez que passamos a avaliar o aluno de acordo com seu desenvolvimento no uso dos objetos. Por isso é importante que os alunos saibam como utilizar e desenvolver suas faculdades cognitivas para que sejam capazes de desenvolver estratégias corretas para a transformação do seu conhecimento e para aplicação no seu cotidiano. Sendo assim o desenvolvimento desses materiais de multimídia tem uma importância gigantesca para o aperfeiçoamento da educação e assim elevar em todos os níveis tanto do real ensino como do real aprendizado.

Anônimo disse...

É notório que nossos alunos não conseguem concetrar-se nos estudos, mas ficam horas a fio frente a um aparelho de videogame. Nota-se que os títulos educativos em multimídia trazem o mesmo apelo de aventura dos videogames. É preciso navegar por diferentes telas em busca do conhecimento pretendido ou até livremente colhendo informações até então sem interesse. As cores, sons, animações, vídeos, textos, simulações e a possibilidade de interação prendem o aluno ao aprendizado como se fosse um divertido jogo, fazendo com que o aluno abstraia o conhecimento com maior facilidade. Utilizar títulos educativos multimídia voltados para a educação como objeto de aprendizagem ajudam os alunos a fixar os ensinamentos aprendidos através da brincadeira além de ser uma possibilidade interativa oferecida pelo computador, que desperta o interesse do aluno em descobrir suas próprias respostas, em vez de simplesmente decorar os ensinamentos impostos. Por outro lado, o professor deve assumir uma posição de mentor ou guia durante a utilização do computador e de mediador de debates após o uso dos CD-ROMs.

Anônimo disse...

Desenvolvimento de matérias multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: Cesar Nunes
Com o uso recurso multimídia facilitará a aprendizagem do aluno, e trará para o ambiente escolar recursos e infra-estrutura para o desenvolver com os professores.
No contexto cognitivo estimulado com vídeo vai tornar o aprendizado diferente, com resoluções de probemas mais relevantes e produzindo também um material que acompanhe a capacidade do aluno.
No contexto de ensino cada região tem sua própria caracterítica e necessidade, por esse motivo a aprendizagem está ligada a um processo de reforma educacional para cada região.
Portanto, devemos expandir nossa visão sobre multimídia e considerar novos formatos de avaliação e aperfeiçoar o nível de educação e assim ter um ensino de real aprendizagem.

Anônimo disse...

De acordo com o texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de César Nunes o uso de multimídia como facilitadora da aprendizagem é condicionado por diversos contextos dinâmicos, incluindo nosso constantemente ampliado entendimento sobre fatores cognitivos e suas consequências sobre a aprendizagem e as mudanças nos ambientes escolares indo de infra-estrutura e recursos ao desenvolvimento de professores. Alem das habilidades de pensamento, a disposição do pensamento são importantes - estudantes precisam saber quando e como usar suas capacidades. Diante disso os estímulos dinâmicos como áudio e animação podem tornar a realização de tarefas como a resolução De problemas mais relevantes para os alunos.
A multimídia pode ajudar tornando determinados temas a serem compreendidos de maneira mais acessível e também facilita a auto-avaliação e outras atividades meta-cognitivas dos alunos.

Anônimo disse...

Os recursos multimídias são decorrentes da atual revolução global e tecnológica, e a escola não poderia ficar ausente dessa tendência. Uma vez que a mesma deve participar desse processo, e também por ser algo ligado ao cotidiano dos alunos que deve ser alvo das preocupações na elaboração dos projetos de ensino e aprendizagem.
Estes recursos devem proporcionar acréscimo de informação, habilidades e visão sintetizadora que levem não só a compreensão, mas a habilidade de enxergá-los na realidade diária. Os recursos multimídias devem apresentar como características principais o poder de criação, motivação e simplicidade de uso.
Para alcançar esses objetivos supracitados é necessária a preocupação com o contexto cognitivo. Esse contexto pressupõe a adaptação às complexidades cognitivas que bem trabalhadas podem ser um facilitador tanto na construção (elaboradores), quanto na aplicação (professores) e interação (alunos) dos multimídias. Na elaboração deve ser priorizada a adequação cognitiva, instrucional, significância das situações, linguagem, confiabilidade e sensatez entre o que é pedido e o esperado.
Já o contexto de ensino, inicia-se a partir da adequação a realidade escolar, da região ou estado. Adaptando os recursos multimídias as características, expectativas e necessidades relacionadas a essas diferentes esferas. É importante lembrar de alguns aspectos importantes, como: conhecimento prévio do aluno, cultura, interesses, compreensão e a habilidade de pensar e resolver problemas.
O projeto RIVED com os objetos de aprendizagem apresenta a preocupação e adequação a essas necessidades na elaboração de recursos multimídias. Assim. há uma forte tendência em ser um recurso que se incorpore a realidade escolar.

Anônimo disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional, de César Nunes.

O autor nos leva a refletir sobre como a aprendizagem ocorre e que meios são utilizados para tal, considerando que o professor precisa ser um facilitador dessa aprendizagem, conduzindo os alunos a construir seus próprios conhecimentos.
As ferramentas multimídia oferecem possibilidades que facilitam a compreensão, possibilitando ao aluno práticas que evidenciem suas capacidades e habilidades em determinadas situações.
Ao desenvolver recursos educacionais multimídia é necessário considerar a realidade local, o nível dos alunos e da escola. Tal realidade ainda está muita distante de acontecer, pois as formas de se avaliar o aluno e os materiais desenvolvidos para "facilitar" a aprendizagem, na maioria das vezes não condiz com nossa realidade, deixando nossos alunos muito distante do objetivo esperado.
Mais uma vez César Nunes nos alerta sobre a necessidade de centralizar os métodos e recursos utilizados na escola, naquele que aprende: o aluno.

Anônimo disse...

texto: Desenvolvimento de materias multimídia e seu uso no contexto educacional

A utilização de materias multimídia como vimos até agora pode facilitar muito a aprendizagem e principalmente proporcionar a construção do conhecimento pelos alunos, o fazer aprendendo é muito importante principalmente quando se leva em conta o contexto social do local onde está inserida a comunidade escolar. Neste contexto cabe a nós educadores, colocarmos em prática os recursos que temos na área de multimídia para tentar mudar nossa prática pedagógica de maneira que o aprendizado se torne mais prazeroso e realmente "faça diferença" na vida de nossos alunos.

Anônimo disse...

A MULTIMÍDIA DEVE SER USADA PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. SENDO ASSIM, DEVE SER IMPLEMENTADA NA POLÍTICA EDUCACIONAL VERBAS QUE GARANTAM AOS MESMOS ACESSOS A TECNOLOGIA DE PONTA.

Anônimo disse...

O desenvolvimento das multimídias hoje na escola tornou-se um avanço. Antes o aluno só tinha simplesmente o livro didático como uma ferramenta de aprendizagem, depois dos avanços tecnológico ficou mais fácil e prático do estudante aprender os conteúdos e alcançar seus objetivos, o rádio, a televisão, o vídeo vinha contribuindo muito para esse contexto educacional, logo de imediato surgiu a internet que hoje é um potencial de informações mundial.

Anônimo disse...

O texto: Desenvolvimento de materiais multimídias e seu uso no contexto educacional, de Cesar Nunes,discute as mudanças nos processos de aprendizagem e a aplicação dos recursos de multimídia no processo ensino-aprendizagem. A multimidia pode ser utilizada para: a)facilitar a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes "qualidades". b)oferecer oportunidades para que estudantes trabalhem em diferentes rítmos e diferentes níveis. c) prover repetição e reforço quando eles são necessários para o desenvolvimento de habilidades eaprendizagem. d) compensar a carência de investimento dos professores.
diferentemente de livros- textos ou recursos de bibliotecas, o conteúdo multimídia tem o potencial de engajar todos os atores do sistema educacional. A aplicação dos recursos de multimídia assegura que professores e alunos trabalhem co conhecimento atualizado e de ponta, porém, não desenvolve nos educando habilidades, competências e compreensão de forma efetiva; cabe aos educadores desenvolver alguns competências. A tecnologia fortalece e auxilia nossos objetivos educacionais, mas não substitui as aulas teóricas.
colegas professores, vivemos numa sociedade globalizada,onde os recursos de multimídias são cada vez mais indispensáveis na mudança educacional. Hoje sabemos que o professor não é o detentor do conhecimento absoluto, que o aluno constroem o próprio conhecimento.
avanços na tecnologia, nas ciências cognitivas e em avaliação tambem mostram a nacessidade de reinventar as avaliações de larga escala, e esse processo de reinvenção pode se beneficiar de incorporação de multimidia. Estimulos dinamicos como áudio, vídio, animações podem tornar a realização de tarefas como a resolução de problemas mais relevantes para o aluno. Quando se desenvolvem recursos educacionais multimidias é importante considerar os objetos nos níveis do individuo como aprendiz, da escola, e da região. Cada um tem as suas próprias características, expectativas, e necessidades, e os modos de satisfazer essses objetivos e necessidades estão todos inter-relacionados. Nessa ótica o planejamento das aulas com multimidia deve seguir quatro direção:
Centrado no aluno: a) que métodos e recursos são flexiveis o suficiente para dar considerar o conhecimento prévio dos alunos, práticas culturais e valores enquanto se realizam a tarefas?
b) como o processo educacional pode beneficiar-se dos pontos fortes e dos interesses de cada aluno?
Centrado no conhecimento: a) como se pode construir o currículo de maneira que promova a compreensão e não simplesmente a aquisição de conjuntos de fatos e habilidades isoladas? b) como se pode desenvolver nos estudantes a habilidade de pensar e resolver problemas acessando o conhecimento?
Centrado em avaliação: a) como se pode dar oportunidades para que os estudantes constantemente revisem e melhorem a qualidade do seu pensar e da sua compreensão?
Centrado na comunidade: a) até que ponto os alunos são conscientes das diferenças da aprendizagem na escola e no seu ambiente social? Eles percebem quais são os blocos básicos do conhecimento e do conhecimento que eles já tem o que é aplicável a problemas da vida real? b) como os estudante se conscietizam do seu papel no mundo globalizado e entendem a importância da educação formal para esse mundo?
Nós professores, devemos estimular os educando, criando atividades diversificadas compatíveis com a sua realidade e ampliar sua compreensão e avaliação por meio das ferramentas tecnológicas. Os recursos de multimídia tem um potencial enorme para melhorar a educação. Isso só possível se todos os integrantes fizerem sua parte.

Anônimo disse...

O Texto "Desenvolvimento de materiais multimidia e seu uso no contexto educacional "nos demonstra a importância do uso do recurso multimídia como um instrumento auxiliar no processo de ensino aprendizagem, o mesmo evidencia o fato de tornar mais acessiveis aos nossos alunos temas que são dificeis de compreender ou de relacionar com a realidade facilitando a troca de experiencias e a resolução de problemas mais dinâmicos e relevante.O texto ainda relata que é importante considerar os níveis de aprendizagem, as caracteristicas, expectativas e o conhecimento prévio dos alunos. Em síntese podemos concluir que este recurso é muito rico e pode auxiliar de forma significativa no desenvolvimento de competencias e da aprendizagem.

Anônimo disse...

O texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso contexto educacional de César Nunes o uso da multimídia oferece uma variedade de recursos para enriquecer a metodologia, combinando informação desenvolvendo habilidades e aprendizagem.
O uso da multimídia como facilitadora da aprendizagem, muda os ambientes escolares indo de infra-estrutura ao desenvolvimento de professores.
O conteúdo multimídia tem um potencial de envolver todo o sistema educacional, do ministro da educação, pesquisadores em educação, professores e alunos.
Com o material multimídia os alunos são motivados não somente pela qualidade visual do trabalho, mas também pela oportunidade de usar, discutir e trocar informações em sala de aula.pp

Anônimo disse...

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMÍDIAS E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL (César Nunes)

HELAINE MIRNA J. ALBUQUERQUE RIBEIRO - TOUROS/RN

Indiscutivelmente, o uso de recursos multimídias que já a algum tempo vem fazendo parte dos espaços escolares é material bastante útil, enriquecedor e motivador para o desenvolvimento cognitivo dos educandos e do próprio educador..
É preciso esclarecer que só os recursos multimídias não são suficientes, e que as aulas teóricas em que haja uma reciprocidade de conhecimentos entre aluno e educador não sejam abandonadas; do contrário uma complementa a estabilização da outra, criando uma rede de conhecimentos conexos, dinâmicos, estimulando e produzindo conceitos que passam a ter significados para o aluno, pois ele pode, consultando recursos como internet, vídeos, animações, simulações, slides; obter a construção efetiva de conhecimentos, pois pode visualizá-lo e compreender sua organização.
A utilização da multimídia é um excelente fortalecedor e facilitador da aprendizagem, em que se possibilita ao educando desenvolver e desempenhar suas habilidades em seu ritmo e desbravando os conhecimentos que mais lhe despertam interesses, questionando e buscando soluções de maneira ágil e perspicaz; e ao educador junto a este primeiro, trabalharem conhecimentos atuais, podendo ainda, contrapor o conhecimento atual ao passado utilizando imagens interativas, e simulações, fazndo uma ponte de análise sócio-político-econômico e cultural do assunto.
Mediante a utilização da multimídia, a própria forma de estimulação do conhecimento é modificado, como também a configuração dos métodos avaliativos, executando-se de acordo com os interesses dos educandos e do educador novos instrumentos de análise e avaliação, e propiciando uma auto-avaliação do aluno em relação ao seu desempenho e os conhecimentos adquiridos.
Convém destacar, que a utilização destes requer um planejamento adequado ao objeto de estudo, deixando claro para os educandos os objetivos a serem alcançados, e os conhecimentos adquiridos durante seu desenvolvimento, também estimulando a interdisciplina dos contextos identificados no percurso de sua execução.

Anônimo disse...

Nasareno Igino
analise e reflexao sobre o texto: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS MULTIMIDIA e seu uso no contexto Educacional.


Analisando e fazendo uma breve e cuidadosa reflexão sobre o texto de CEZAR NUNES, nos leva aperceber novos horizontes no contexto do ensino aprendizagem, aplicando-se aos objetos de estudos virtuais e na introdução mais efetiva do processo da educação multimídia.
Segundo o autor do texto, devemos ser bastante flexíveis na utilização de conteúdos multimídia, e é um processo que precisa ser efetivamente e constantemente perseguido e com muita ênfase, levando em consideração as realidades individuais de cada educando e também as realidades regionais e locais inclusive no momento da avaliação, fazendo com que a multimídia possa ser melhor inserida, mais aceita e compreendida pelo universo escolar e em uma visão mais ampla em toda area educacional como um todo.
Os contextos de aplicação cognitivas e tecnológicos podem ser aplicados e orientados de forma balanceada, visando atingir objetivos estratégicos dentro do processo de ensino aprendizagem.

Anônimo disse...

Através do texto Desenvolvimento de materiais e seu uso no contexto nacional, percebemos que a multimídia atualmente ganha grande importância como um dos instrumentos facilitador da aprendizagem, isso ocorre devido as diversas oportunidades oferecidas por meio da mesma aos educandos para desenvolvimento de suas competências e habilidades.Sendo bem utilizada pelo professor que atuará como mediador, a multimídia desempenhara um papel significativo para favorecer o conhecimento do aluno.O texto mostra diversas formas de se fazer umbom uso dessa tecologia abordando, diferentes aspectos, cabe ao professor planejar e se instrumentalizá para que o aluno perceba a multimídia como mais uma ferramenta que contribua para sua aprendizagem.

Anônimo disse...

O texto Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional de Cesar Nunes,traz informações para que nós professores possa enriquecer n ossa metodologia educacional.O uso desses recursos facilita a aprendizagem dos nossos alunos atrvés das informações visuais oferecida, motivando os mesmos a pensar e resolver problemas relacionados com a sua realidade.Essa tecnologia enovadora nos leva a desenvolver estratégias de avaliação mais interessantes contribuindo dessa forma para o favorecimento da aprendizagem dos nossos educandos.

Anônimo disse...

Comentário do texto: Desenvolvimento de matérias multimídia e seu uso no contexto educacional

Precisamos acompanhar o avanço tecnológico que se encontra na sociedade, para isso é necessário que as escolas sejam equipadas de radio, televisão, computadores conectado-os à Internet.
Hoje multimídia como um meio para a aprendizagem está entre os mais efetivos e igualitários recursos baseados em computadores disponíveis. Estabelecendo o potencial para uma interação criativa entre o professor e o aluno, combinando informações, habilidades e mesmo a visão sintetizadora que é tão importante para a compreensão. Essa interação amarram a aprendizagem aos eventos mais importantes de nossos dias e balizam a idéia geral de que o conhecimento por si só não é fixo e acabado, que há um universo de descoberta e analises que podem ser tornados acessíveis para os alunos.
Para criar recursos que possibilitem ao aprendiz construir conhecimento precisamos expandir nossas perspectivas para além do desenvolvimento de habilidades e memorização de fatos no abstrato. Se nossos objetivos incluem também fortalecimento da capacidade de analise, síntese, comunicação e de criar relações nas maneiras como representamos nosso mundo, vamos perceber que a tecnologia auxilia e fortalece nossos esforços nessas linhas.
Expandindo nossa visão sobre multimídia podemos também considerar novos formatos de avaliação que levem em consideração ferramentas multimídia. Avanços na tecnologia, nas ciências cognitivas e em avaliação também mostram a necessidade de reinventar as avaliações de larga escala, e esse processo de reinventaçao pode se beneficiar da incorporação de multimídia, com estímulos dinâmicos como áudio, vídeo, e animações podem tornar a relação de tarefas como resolução de problemas mais relevantes para os alunos. Para alcançar esse objetivo, o desenvolvimento de multimídia precisa considerar a complexidade cognitiva, a dependência sensível sobre como as instruções são apresentadas, a significância das situações, a propriedade da linguagem utilizada, a confiabilidade, a “justeza”do que é pedido esperado. Material multimídia produzido para ensino e aprendizagem precisa ser acompanhado também por material produzido para avaliação, com objetivos compatíveis, profundidades semelhantes, e igual qualidade.
No contexto de ensino é preciso centralizar o aluno na aprendizagem baseada em projetos envolvendo a mídia que pode ajudar tornando mais acessíveis temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade.

Anônimo disse...

Francisco de Assis Muniz disse...

Desenvolvimento de materiais Multimidia

texto rico em informações ,trazendo bastante recursos e ensinado de maneira pratica como usar um laboratório de informática.os objetos virtuais sugeridos são de fácil assimilação pelo aluno tornando a maneira de ensinar mais prazerosa .Este texto deveria ser levado ao conhecimento de todos os professores do ensino medio ,independendo da disciplina que lecione, pois baseado no mesmo o desenvolvimento ensino/aprendizagem seria bem mais dinâmico.

Anônimo disse...

"Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional (Cesar Nunes)".
O referido texto, retrata a importância do investimento e ampliação tecnológica na educação para o acompanhamento das transformações nos processos de ensino e aprendizagem, ressaltando ainda, que está faltando disponibilização de conteúdo instrucional útil e educacionalmente significativo, pois não adianta equipamentos sem mã-de-obra qualificada. A multimídia fornece uma oportunidade única de combinar as modalidades e instrumentos que podem maximizar as propriedades positivas e minimizar as limitações de cada modalidade ou instrumento usado isoladamente, facilitando assim a auto-avaliação de professor x aluno, promovendo a reflexão e a aprendizagem.

Anônimo disse...

Desenvolvimento de matérias multimídia e seu uso no contexto educacional.
Autor: César Nunes
Na busca da melhoria do modelo de ensino, a multimídia vem para melhorar a educação. A mesma consiste em uma ferramenta que proporciona uma aprendizagem significativa, já que estimula e libera o aluno a construir e ampliar o seu conhecimento. Entretanto, essa ferramenta deve ser adotada segundo as características sociais e culturais do público em questão. É sabido, que o alunado é o foco principal para o desenvolvimento da aprendizagem, entretanto, para que as tecnologias proporcionem uma aprendizagem motivadora e prazerosa os alunos e professores devem dispor de suporte para o uso e aplicação desses instrumentos.
As tecnologias desenvolvidas e aplicadas na forma de projeto buscam proporcionar a disponibilidade e a construção de conhecimento de forma globalizada e comum a todas as classes sociais. Os objetos de aprendizagem devem ser usados, segundo o objetivo que se visa obter de forma a maximizar a construção de habilidades necessárias para formação e atualização do conhecimento construído.

19 de Agosto de 2008 23:41

Anônimo disse...

Analise do texto: “Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional” de César Nunes.
Versão para o curso: “Como usar objetos de aprendizagem” de 16/04/2006.

O texto em questão trata de uma parte do livro “technologies for education: potentials, parametes and prospects” também publicado pela UNESCO em 2002; o mesmo começa levantando a questão da importância de investimentos na educação com atenção também em hardware e não só em equipamentos tecnológicos.
Apesar dos altos custos, hoje, multimídia como um meio para o aprendizagem, é sinônimo de conteúdo altamente estruturado e caro. Segundo César Nunes, alem de necessário, o seu uso facilita a aprendizagem em diferentes localidades e em escolas de diferentes qualidades, os estudantes podem trabalhar em diferentes ritmos e níveis, ela prove repetições e esforço (não cansativo) para desenvolver a aprendizagem e habilidades e envolvem na sua produção e criação desde desenvolvedores de software a ministros da educação, de pesquisadores em educação a professores e alunos. Nessa perspectiva sua produção deve ser segundo um contexto de ensino focada em quatro temas para o planejamento e desenvolvimento de material educacional multimídia, devem 1° ser centrado no aluno aprendiz: o processo educacional deve beneficiar-se dos pontos fortes e dos interesses de cada aluno; 2° ser centrado no conhecimento: deve-se construir o currículo de maneira que promova a compreensão e não simplesmente a aquisição de conjuntos de fatos e habilidades isoladas; 3° ser centrada na avaliação: dar oportunidade para que os estudantes constantemente revisem e melhorem a qualidade do seu pensar e da sua compreensão e o 4° ser centrada na comunidade: os estudantes devem conscientizar-se do seu papel no mundo globalizado e entender a importância da educação formal para esse mundo. Sistemas bem desenhados combinam as características dos quatros focos apresentados, destaca-se também a necessidade do uso das diferentes modalidades e instrumentos e da importância de cada um na aprendizagem. Sobre as modalidades destacamos a simulação ( o aspecto mais notável da simulação é a interatividade, ou a oportunidade do aprendiz mudar valores ou condições e verificar o que acontece viabilizando experimento que não podem ser feitos nos laboratórios escolares) a animação (diferente da simulação, a animação não permite uma interação com o aluno mas viabiliza, melhora e potencializa imagem não reais e estáticas; na animação é possível criar uma seqüência de visualizações com crescente grau de sofisticação, permitindo ao aluno ir bem além dos modelos simples e crus.
Recursos multimídia, considerados em termos de produto e também de processo de desenvolvimento, tem um potencial enorme para melhorar a educação. A evolução das ferramentas de autoria e abordagens pedagógicas adequadas auxiliam o engajamento ativo dos estudantes como designers, criadores e publicadores.
Concluímos este análise afirmando assim como também o autor descreve em sua conclusão que “é vital que os definidores de políticas educacionais influenciem na concessão de verbas, nos esquemas de licenciamento, e na adoção de padrões para o desenvolvimento de multimídia educacional pelo setor privado.

Anônimo disse...

JANAINA CARLA CUNHA DE LIMA SILVA

o texto de César Nunes cujo o foco são as multimídias, de um modo geral relaciona diretamente a aprendizagem do jovem atual com os recursos tecnológicos já que estes estão intrinssicamente ligados ao cotidiano destes, a facilidade da compreensão dos conteúdos planejados são infinitos, para o cognitivo do aluno, pois de certa forma este recurso torna visivelmente as aulas mais dinâmicas e atraentes, tornando o professor um mediador aprendiz pois o uso dos recursos tecnológico muda não só a infra-estrutura escolar mas, o desenvolvimento das técnicas do docente que influi diretamente no corpo do alunado, vale salientar que para tanto se faz necessário um planejamento sempre contextualizado com o contéudo a ser desenvolvido, também desta forma também a forma de avaliar torna-se mais flexível enfatizando o saber cognitivo.

Anônimo disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional, de César Nunes.

O autor nos leva a refletir sobre como a aprendizagem ocorre e que meios são utilizados para tal, considerando que o professor precisa ser um facilitador dessa aprendizagem, conduzindo os alunos a construir seus próprios conhecimentos.
As ferramentas multimídia oferecem possibilidades que facilitam a compreensão, possibilitando ao aluno práticas que evidenciem suas capacidades e habilidades em determinadas situações.
Ao desenvolver recursos educacionais multimídia é necessário considerar a realidade local, o nível dos alunos e da escola. Tal realidade ainda está muita distante de acontecer, pois as formas de se avaliar o aluno e os materiais desenvolvidos para "facilitar" a aprendizagem, na maioria das vezes não condiz com nossa realidade, deixando nossos alunos muito distante do objetivo esperado.
Mais uma vez César Nunes nos alerta sobre a necessidade de centralizar os métodos e recursos utilizados na escola, naquele que aprende: o aluno.

Anônimo disse...

Comentário sobre o texto desenvolvimento de matérias multimídias...



O texto desenvolvimento de materias multimídia e seu uso no contexto educacional nos trás uma visão sobre o desenvolvimento das multimídias, como o contexto cognitivo, o contexto de ensino e as modalidades de instrumentos. O texto nos oferece uma visão sobre as dificuldades de elaboração e o desenvolvimento de tais materias além de mostrar que o mesmo tem alto custo e baixo retorno financeiro.
Podemos verificar com o texto as vantagens de se trabalhar com multimídia nas escolas, pois o mesmo facilita na aprendizagem ampliando entendimentos tornando acessíveis temas que são difíceis de compreender ou de relacionar com a realidade, além disso, pode facilitar a exploração de experiências que seriam muito perigosas, caras, ou demoradas de serem realizadas.
A abordagem através de multimídias muda o foco da aprendizagem, centrada na figura do professor como detentor do conhecimento absoluto, transformando a aprendizagem em algo mecânico, para enfatizar o papel do aluno onde ele é um sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento

Anônimo disse...

Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional
César Nunes

O texto traz uma abordagem sobre a utilização de recursos multimídia nas escolas como ferramenta que contribui para que nossos alunos e nós mesmos compreendamos o verdadeiro significado do termo ensino-aprendizagem, já que atualmente existe um abismo crescente entre eles. Devemos, no entanto não esquecer que em nossa realidade local, mesmo escolas equipadas com sala de vídeo, laboratório de informática com internet, vários colegas professores não possuem habilidade e conhecimento de uso destes recursos, tornando neste momento, muito difícil a aplicação destas ferramentas. Não resta dúvida que a utilização das multimídias possibilita uma aproximação nos lados do abismo do ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

O texto "Desenvolvimento de materiais multimídia e seu uso no contexto educacional" segundo projeto do governo federal, equipar todas as escolas com laboratório de informática (e internet), isso já seria suficiente em termos de subsídios para colocar os alunos de baixa renda em condições de igualdade com alunos de situação financeira melhor. E, o texto mostra isso em diversos pontos. Dá sua escola se tem acesso a todo tipo de informação/pesquisa, e mesmo onde não haja internet, o software e os CD-ROMs ajudam em muito os alunos, hoje não dá mias para se pensar em escola dissociada dos recursos multimídia.

Fernando Leonez


Professores e Coordenadores do Curso RIVED